Tempo de leitura: 2 minutos

claudio_rodriguesCláudio Rodrigues | aclaudiors@gmail.com

 

Todos nós sabemos que a Emasa não precisa de 400 funcionários para atender bem a população. Mais de 70% do seu quadro funcional é para atender as demandas político-partidárias.

 

 

Para quebrar paradigmas, excluir vantagens, contrariar interesses e buscar o que é melhor para a comunidade é preciso coragem. Em artigo publicado neste site, o prefeito de Itabuna Claudevane Leite, não fugindo do seu script habitual, faz as lamentações de como pegou a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), para depois afirmar que não fará concessão – e muito menos privatização – da estatal municipal e que buscará empresas interessadas em realizar um Procedimento de Manifestação de Interesses (PMI) , sem ônus para o município, a fim de diagnosticar a viabilidade técnica e econômico-financeira da Emasa.

Todos nós sabemos que o município não dispõe de recursos para investir na melhoria do saneamento da cidade. Em qualquer período de maior estiagem, estamos condenados a sofrer com a falta d’água e consumir água salgada – quando esta chega nas torneiras.

O governador Rui Costa propôs ao prefeito a devolução da Emasa para a Embasa com a finalidade de viabilizar uma Parceria Público Privada (PPP) para investir na melhoria do saneamento de Itabuna. Pela declaração do prefeito em seu artigo, isso não vai acontecer, porque o nosso mandatário acredita que é melhor garantir os 400 empregos que existem na Emasa – para não contrariar interesses de Sindicato e de partidos políticos – a devolver a empresa para o Governo do Estado para que ocorram investimentos necessários no setor do saneamento. Todos nós sabemos que a Emasa não precisa de 400 funcionários para atender bem a população. Mais de 70% do seu quadro funcional é para atender as demandas político-partidárias.

A Emasa é um grande cabide de emprego, não só nessa gestão, como nas anteriores. Vão questionar: “você quer pagar uma tarifa cara?” Respondo: prefiro pagar uma tarifa cara e ter o líquido precioso na torneira do que pagar barato e não ter – se bem que nossa tarifa não é tão barata assim. Pagamos taxa de esgoto e o mesmo corre “a céu aberto”. O Rio Cachoeira recebe todos os nossos dejetos sem o menor tratamento, as estações elevatórias de esgoto estão abandonadas. Enquanto o sistema de saneamento estiver sobre o controle do município, essa situação não mudará. Para solucionar essas questões é preciso coragem. Muita coragem.

Cláudio Rodrigues é jornalista e empresário.

0 resposta

  1. Gostei da matéria, Acho que é preciso coragem por parte do Prefeito, para acabar com esse cabide de emprego, e independente de quem vai gostar, devolver a EMASA, para o Governo do Estado, quem sabe assim a situação da cidade melhore. Acho também que a população deve se manifestar contra esse sindicato de aproveitadores, que só quer mais contribuições para encher e engordar as contas dos lideres desse referido sindicato.eu particularmente não aguento mais o caos da nossa cidade, entra Fernando, Geraldo, Azevedo, Vane, ou quem vier, pode ser Augusto, Mangabeira, ou o apresentador de TV, nada vai mudar, pois muitas antigas aves de rapina, irão está dentro da prefeitura sugando e desviando os recursos que são necessários para melhorar a vida do povo.

  2. Para com essa demagogia Cláudio na época de GS (Deus nos livre) você ocupou um CARGO DE CONFIANÇA. Então quando você usufrui podia??? Aprendeu com o PT quando é para você vale. Eta turma da boquinha.

  3. O brasileiro não precisa de coragem pra nenhuma mudança, a mesma ocorre à luz do dia naturalmente, quem evoca o sentimento de coragem, tá querendo tapear, enganar cuja marca do PT, roubar e vender ilusão.

    Eis o legado do PT no Brasil, há 13 anos saqueando e prostituindo o país e os brasileiros e brasileiras pra expulsar o PT não requer coragem, o que precisa é consciência, a mesma é saber o certo e o errado.

    Portanto, aqui em Taboca se inseri o Brasil e o governador do PT tem boas intenções na nossa cidade e já não basta a propaganda do PT que pinta um Brasil a Bahia num país de Alice das Maravilhas?

    O que nós taboquenses precisamos de inteligência, em mandar o PT pra cadeia
    tendo os chefes da gangster lula Lalau e o mesmo, só faz tudo na escuridão
    e não sabe de nada.

    A Dilma Petrolão, faz tudo nas escondidas e nega o que faz e o PT só faz
    recebendo ágio e só pensa em roubar o erário público, portanto, mudanças serão bem vida mais não com o PT, por favor, deixa a nossa emassa em paz e o que precisamos de consciência e sabedoria pra sentir ojeriza ao PT.

    “A verdadeira coragem está em fazermos sem testemunhas o que seriámos capazes de fazer diante de todo mundo.”

    François La Rodefoucauld. 1613-168O. Escritor e Pensador.

  4. Esse não é só um problema da EMASA, sabemos que toda empresa pública neste país não passa de cabide de empregos. Como consequência temos um dos piores serviços públicos do mundo.

    A EMBASA não foge a regra. Deixe uma casa fechada por um período e veja as taxas mínimas de água e luz. É simplesmente um absurdo! A diferença da taxa da água chega a ser três vezes mais!

    O que é isso; se não a obrigação ilegal e imoral que temos de sustentar um bando de desocupados que fazem os interesses dos péssimos políticos deste país, especialmente da esquerda?

  5. É ilusão acreditar que passar o abastecimento de água em Itabuna para EMBASA, e a consequente PPP com a Odebrecht irá melhorar nossa realidade.

    O resultado da onda de privatizações ou de PPP´s das companhias públicas de saneamento é que hoje, segundo a própria Agência Nacional de Águas, 55% dos municípios brasileiros tiveram déficit no abastecimento em 2015. Nada menos que 84 % precisam de investimento para adequar seus sistemas de abastecimento e 16% precisam de novos mananciais. Seriam necessários R$ 22,1 bilhões em investimento para reverter essa situação.

    Isso prova que a única forma de resolvermos de fato o problema é colocando a EMASA em ordem e investir de fato no setor! Porque dinheiro Itabuna tem, o grande problema, historicamente, tem sido as prioridades e a maneira como o dinheiro tem sido distribuído.

  6. Esse não é um problema só da EMASA! Lamentavelmente, é problema de todas empresas publicas deste país, seja nas esferas federal ou estadual, com os serviços públicos entre os piores do mundo!

    A EMBASA não foge a regra: Deixe um imóvel fechado por um tempo, sem consumo de água e energia e depois veja a diferença das taxas mínimas cobradas pelas empresas fornecedoras; a taxa mínima da água chega a ser três vezes mais cara!

    E por quê? Simplesmente porque temos que bancar um bando de desocupados nessas empresas publicas, que estão lá pra defender os interesses dos péssimos e incompetentes políticos deste país, especialmente os de esquerda que só vivem disso!

    A propósito: Moro num município, em que a água é fornecida pela EMBASA.

  7. -O QUE VANE ESTAR QUERENDO ELE NUNCA VAI ACHAR. NENHUM EMPRESÁRIO EM SUA SÃ CONSCIÊNCIA VAI INVESTIR EM UMA EMPRESA PÚBLICA, SEM QUE VENHA TER O SEU CAPITAL DE RETORNO COM CORREÇÕES.
    -O QUE ELE ESTAR PROPONDO NÃO É UMA PARCERIA, MAIS UM MILAGRE. PORTANTO DEVEMOS ESPERAR POR DIAS PIORES, POIS ENQUANTO A EMASA ESTIVER EM MÃOS DE POLÍTICOS CORRUPTOS SEMPRE SERÁ UMA EMPRESA DEFICITÁRIA, NÃO POR FALTA DE RECURSOS, MAIS POR ROUBALHEIRAS MESMO.
    -LEMBRAM DA SULBA? ENQUANTO ESTAVA NAS MÃOS DO GOVERNO ESTADUAL, SERVIA MAL AO USUÁRIO E SÓ DAVA PREJUÍZO, EXATAMENTE O QUE A EMASA FAZ HOJE, MAIS BASTOU PASSAR PARA A INICIATIVA PRIVADA, O SERVIÇO MELHOROU DA ÁGUA PRO VINHO.

  8. É muito fácil falar que a Emasa é um cabide de empregos e colocar a culpa somente nisso,sou concursado da emasa e não me nego a verdade,isso pode até existir .Mas porque esquecem que a barragem é uma obra de muita importância e a culpa por ela ainda não existir cabe somente ao governo atual e o anterior,passar a Emasa nesse momento me parece mais um modo de fazer dinheiro rápido,coisa que é de interesse muito do governador.Eu me pergunto por que agora?. Por que o Sr Rui não fez isso no começo por que só agora.A água em um bem público,passar para as mãos privada nunca foi e nunca será um exemplo de sucesso.Temos que pensar que tem muitas pessoa interessadas nisso mas não é pelo bem da comunidade e sim em prol do seu exclusivo bolso.Gente vamos pensa um pouco na população em geral e esquecer um pouco de ganhar dinheiro.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *