Tempo de leitura: 2 minutos
Estação de tratamento principal começa a receber água doce, do Rio Cachoeira.
Estação de tratamento principal começa a receber água doce, do Rio Cachoeira.

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) voltou a captar água do Rio Cachoeira, após a cheia do último sábado (23). Hoje o presidente da empresa, Ricardo Campos, disse que isso permitirá a redução do nível de salinidade, deixando a água própria para consumo humano. “Na linguagem técnica, faremos um blended das duas águas, uma mistura para reduzir o índice de salinidade”.

O itabunense deixará de receber água salgada na torneira, nos próximos dias,  com a mistura da água recebida de Castelo Novo (que sofre o efeito da maré em Ilhéus) com a captada em Nova Ferradas. Ou seja, o produto ficará salobro. Para receber água doce, depende do desligamento da captação em Castelo Novo e que seja acionada a estação de Rio do Braço, que puxa água do Rio Almada, responsável por mais de 70% da água distribuída pela Emasa.

Por enquanto, de acordo com a presidência da empresa, o volume captado no Almada, em Rio do Braço, ainda não é suficiente para suprir a demanda de água em Itabuna – mesmo neste período de racionamento. “Porém, a expectativa é altamente positiva, se esta chuva permanecer por mais uns quinze dias, principalmente nas áreas bacia do Rio Almada, onde está nossa principal Estação de Captação”, informa a Emasa.

O volume de água no Rio Cachoeira aumentou bastante por causa das chuvas registradas no médio sudoeste (incluindo Itapetinga e Itororó), Ibicaraí, Itaju do Colônia e Itapé, por onde passam rios que são afluentes do Cachoeira. A chuva não ocorreu em igual intensidade em municípios banhados pelo Rio Almada (Almadina, Coaraci, Itajuípe e Uruçuca).

0 resposta

  1. Analise bem, quanto não foi investido em carros pipas para abastecer a cidade de itabuna e os tanques que a prefeitura colocou nos bairros e quem foram estas pessoas,será que não tinham alguma ligação com a EMASA E PREFEITURA????
    É lastimável que temos que paga o preço por isso, já que pagamos tão carro pela água que utilizamos na nossa cidade. Cabe agora uma avaliação do MP.

  2. que tal nas campanhas vcs receberem agua salobana na cara!!!se a chuva nao ocorrreu como VCS queriam com intensidade..a conciencia de Vane sabe!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *