Tempo de leitura: 2 minutos
Nestlé encerra produção de leite em pó em Itabuna.
Nestlé encerra produção de leite em pó em Itabuna.

A Nestlé encerrou a produção de leite em pó em Itabuna e demitiu 50 dos 85 funcionários que trabalhavam no setor. Os 35 que ficaram serão realocados para outras áreas ou transferidos para a unidade de Feira de Santana. É mais um passo para encerrar as atividades no município, após o fim dos incentivos que recebe no sul da Bahia.

O prenúncio de que o pior estava para acontecer se deu no ano passado, quando a Nestlé reduziu, drasticamente, a compra de leite in natura na região. À época, limitou a compra do produto até um raio de 100 quilômetros da unidade. E baixou o valor pago ao produtor.

Outra notícia ruim para a economia grapiúna, nesta semana, foi o fechamento de duas das lojas da rede Silva Calçados. Nos últimos tempos, a empresa fechou quatro das sete unidades que possuía em Itabuna.

A Silva Calçados chegou a ter quatro lojas na Avenida do Cinquentenário e duas no Shopping Jequitibá, além de uma no Bairro São Caetano. Passará a ter uma na Cinquentenário, uma no shopping e manterá a do São Caetano. A empresa não emitiu comunicado oficial sobre os motivos do fechamento.

Atualização às 11h – A Nestlé informou ao Pimenta.blog que investiu R$ 35 milhões na unidade de Itabuna para transformá-la em fábrica de líquidos. Inicialmente, a unidade produzirá Nescau em caixinha de 200ml. “O realinhamento da operação vai atender à demanda do consumidor no Norte e Nordeste”.

De acordo com a multinacional, a mudança tem a finalidade de assegurar “a competitividade e acelerar a performance da unidade em Itabuna, onde a empresa está presente há mais de 35 anos”.

A empresa se comprometeu a qualificar profissionais para atuar em novas áreas na unidade em Itabuna ou em Feira de Santana. Quanto aos demitidos, a Nestlé assegurou cumprimento de suas obrigações com os “colaboradores e familiares bem como oferecerá suporte, inclusive por meio de consultoria contratada para recolocação profissional bem como pacotes exclusivos com salário adicional, assistência médica e auxílio alimentação estendidos”.

0 resposta

  1. Eis aí um dos símbolos do progresso de Itabuna se desmoronando e na década de 9O a Nestlé quem mais pagou imposto em Itabuna e se igualando à Sociedade Comercial messias,que empregava diretamente uma legião de pessoas.

    A Nestlé empregava diretamente 2OO duzentas pessoas e indiretamente 3.OOO Três mil pessoas e gerava emprego e renda tempo que ninguém ficava desempregado e nem passava fome e nem ficava debaixo das pontes ou marquises,nem tão poco pedido esmola. Pag.111.

    A Nestlé foi implantada em Itabuna pelo governo Militar e cujo legado o PT tá destruindo igualmente o Então Colégio, Emílio Garrastazu Médici,na Califórnia e
    o povo do Brasil tá na extrema miséria.

    Fonte. De Taboca a Itabuna.
    Autoras; Maria Palma Andrade e Lurdes Bertol Rocha.

  2. A multinacional Nestlé fechou estas unidades e desempregou vários funcionários porque sua sede de altíssimos lucros não diminuiu e nunca diminuirá.

  3. Realmente é uma pena, uma empresa de grande porte, como a Nestlê, que faz um diferencial em qualquer lugar onde abre suas portas, por trazer a oportunidade de emprego, e pelo nome que carrega nos seus produtos, produtos estes, queridos e requeridos por toda a população.
    É lamentável a situação do nosso país, pois com tantos pais de famílias desempregados, tantos profissionais qualificados, tantos jovens em busca de oportunidades, e “a situação sócio-econômica” crítica do Brasil” é a principal causadora, culpada e vilã dessa negligência no país. Vejamos, com a crise, vem o desemprego, com o desemprego, não se tem mão de obra nem produção, e sem ambos, a o tendência é piorar. E ai eu pergunto que se esperar do futuro para nossos filhos e os filhos dos nos filhos? Mais crise, mais desemprego, e uma população inteira passando por sérias e graves dificuldades muitos maiores e sem solução. Já passou da hora de revertemos esta situação.

  4. Apenas realinhamento produtivo do capital. Se moramos num país capitalista de economia de mercado e consumo. Devemos entendê-lo para não sermos vítimas inocentes dele. Apenas isso.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *