Tempo de leitura: 2 minutos
Geraldo defende Emasa e cobra barragem no Rio Colônia.
Geraldo defende Emasa e cobra barragem no Rio Colônia.

Diante do debate que se formou nos últimos dias em torno do futuro da Emasa, o ex-deputado federal Geraldo Simões quebrou o silêncio e se posicionou a respeito do tema em sua página no Facebook. Geraldo, que já foi prefeito de Itabuna por duas vezes, é taxativo ao dizer que a solução não está em entregar a Emasa à iniciativa privada. “Sabemos que existe interesse de empresas como Águas do Brasil, OAS e Odebrecht. Não concordamos com a venda”.

A discussão sobre o tema se acirrou na sociedade a partir do anúncio do prefeito Claudevane Leite, lançando um Chamamento Público para Procedimento de Manifestação de Interesses a respeito da Emasa. Depois, a prefeitura abriu prazo para contribuições ao Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), preparatório para a Conferência Municipal de Saneamento Básico, no próximo dia 15.

Embora não cite suspeita sobre alguma manobra para a venda da Emasa embutida nesses procedimentos, o pré-candidato a prefeito diz que esse tema tem que envolver o governo do estado. “Vamos discutir com o governador um projeto para dobrar a produção de água em Itabuna. A barragem do Rio Colônia, que nós propusemos ainda no nosso primeiro governo, vai garantir abastecimento diário para todos os moradores e empreendimentos de Itabuna”.

ESGOTO TRATADO

De acordo com Geraldo, o município deve ter condições para coletar e tratar 100% do esgoto na cidade. “Para decidir sobre o futuro da Emasa, só com a participação de toda sociedade. Sabemos que mudanças são necessárias, mas essa decisão não deve ter como opção a entrega desse patrimônio a empresas privadas. Há outras formas, como uma maior parceria com a Embasa, ou a busca de projetos no âmbito federal”.

Para Geraldo, a sociedade de Itabuna deve se posicionar, cobrando o fortalecimento do perfil público da Emasa. “Será necessário fortalecê-la, fazer as parcerias com outros órgãos de governo, buscar projetos e garantir financiamento. Não se deve buscar o lucro nesse serviço, pois o lucro está na prestação do serviço, é o lucro social”.

0 resposta

  1. Curioso quando era prefeito este individuo não fez nada do que esta falando, é o autentico me engana que eu gosto, não passa mais um da bela lista de oportunistas que se dizem candidatos a prefeito. Esta cidade merece respeito e não gente que dá bolsa de estudo de estudante carente pra filho de procurador, gente que autorizava motoristas a dirigir com habilitação ou documento do carro vencidos, gente que desviava material do hospital de base para certo hotel fazenda, gente que vende emendas parlamentares a outros deputados, dentre outras coisas.

  2. O senhor Geraldo Simões não tem moral nenhuma para falar sobre a crise hídrica de Itabuna nem sobre esgotamento sanitário.
    No seu primeiro desgoverno, a nossa cidade passou pela mesma crise e ele teve uma outra oportunidade dada pelo povo de Itabuna e este senhor nada fez para ampliar a oferta de água. Além disso, quando fala e esgotamento sanitário o máximo que nos vem a memória foi sua ideia “inovadora” de implantar o tal do “esgoto condominial”, que acabou indo para o ESGOTO.
    Não entendo a quem ele diz representar quando do alto de sua ARROGÂNCIA ele diz vou conversa com o governador. Vai em nome de quem? Quem é Geraldo Simões? Tem algum cargo? (já arranjou uma boquinha?).

  3. Já votei neste rapaz,pelo fato que o mesmo foi enxotado da então distribuidora de água de Itabuna,era a embasa e o prefeito era o Sr.Fernando Gomes e tal fato constrangedor e truculento perpetrado pelo segurança do então prefeito o que me sensibilizou.

    Fato este na 1ª eleição de prefeito de Taboca deste rapaz, o que hoje, eu voto num
    cachorro do que neste rapaz e principalmente se o mesmo for do PT.

    “Amanhã há de ser um outro dia” Chico Buarque de Holanda,cantor do PT.

  4. No discurso, é muito fácil, mas gostaria de ver na prática. Sinceramente, não vejo o poder público com força suficiente para reestruturar a Emasa e assegurar um abastecimento com qualidade e regularidade para os itabunenses, além de universalizar a coleta e tratamento de efluentes. Se a iniciativa privada é a solução, também não sei, mas defendo um debate que se afaste do viés ideológico ou de meros interesses eleitorais. A discussão deve ser ampla e, acima de tudo, séria, com foco no interesse público. Um bom caminho é buscar exemplos de como outras cidades similares a Itabuna resolveram seus problemas nesse setor (acredito que haja modelos muito bons, principalmente fora do Brasil). Não precisamos reinventar a roda, mas é preciso resolver os problemas.

  5. êta minha pedinha, seu Pt destruiu o Brasil, estamos lascados como nunca e vc vem com esse papinho??,as urnas lhe aguardam, vai ficar atrás de Pedro Eliodorio!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *