Tempo de leitura: 2 minutos

Diana SantanaDiana Santana

Passado o susto e depois de dar conta dos problemas e dissabores gerados, consigo falar sobre uma ocorrência da semana passada. Na última quinta-feira, dia 11, meus pais, donos do Bar Katikero, localizado no bairro Pontalzinho, em Itabuna, comércio em funcionamento há 39 anos, foram surpreendidos por uma situação que jamais imaginaram passar na vida: um ataque a tiros (relembre aqui).

Apesar dos blogs e rádios terem noticiado um tiroteio, afirmo que o ocorreu foi um ataque. Sim, porque um tiroteio pressupõe um revide, troca de balas, e o que ocorreu nem passou perto disso. Não houve tempo e nem havia cidadãos armados para sequer pensar em reagir (que bom!). Quem espera estar sentado num tradicional bar, no centro da cidade, no meio da semana e virar alvo de uma violência? Tudo ocorreu por volta das 21 horas, quando dois homens passaram numa moto e atiraram a esmo, para todos os lados. Mais de 15 tiros! Uma mulher e um homem foram atingidos; por sorte, os ferimentos não foram letais. Outros tiros atingiram portas e paredes de estabelecimentos e o carro de meus pais. As marcas ainda estão lá. Um terror.

Mas isso acho que todos sabem. Os blogs e as redes sociais replicaram as notícias e fotos. O que ninguém sabe é o porquê. Violência generalizada, eu sei. Mas por que Itabuna está sofrendo tanto com isso? Para além da crise hídrica e da epidemia do aedes aegypti, somos notícia nacional devido ao índice elevadíssimo de assassinatos, principalmente de jovens.

Um ataque dessa natureza hoje, na nossa cidade, pode acontecer com qualquer um, em qualquer lugar, a qualquer hora. É fato! É espantoso! E outro fato me chamou atenção: blogs e rádios tem a preocupação em noticiar o ocorrido, mas só dão a manchete, sem fazer uma análise, sem fazer uma cobrança às autoridades, sem provocar uma reflexão, sem convocar a população para o debate e para a ação.

Em que pese a violência e suas estatísticas absurdas terem sido banalizadas e virarem sensacionalismo em inúmeros programas policialescos, nada disso é normal!

Dessa vez meus pais foram surpreendidos (apesar de não ser esta a primeira vez que foram vítimas de violência), e nossa família, amigos e clientes ficamos todos consternados. Mas é a cidade que agoniza. É notório que há um clima de tensão permanente, boatos sobre toque de recolher e etc. Tá, sei que o Brasil, que o planeta todo está meio descontrolado, mas estamos todos esperando que os responsáveis pela cidade, o poder público ou a polícia responda: o que está acontecendo com Itabuna?

PS: Como contribuição para uma reflexão deixo um texto, muito pertinente, de um professor grapiúna, que li outro dia aqui. Contundente, como a situação merece.

0 resposta

  1. Obrigada Blog Pimenta pela publicação do meu texto. É um desabafo e um chamamento à sociedade Grapiúna para reagir e cobrar atitude do poder público. O Katikero é um patrimônio de Itabuna, mas não é só ele ou o bairro Pontalzinho (que há muito figura nos blogs) que merecem atenção. O povo precisa de cuidados e respeito! Em qualquer lugar do mundo ocorrências como estas, que estão se tornando corriqueiras na nossa cidade, seriam tratadas como atos de terrorismo. Espero em breve ver uma resposta das autoridades da cidade e da polícia do Estado da Bahia, uma ou várias operações, estudos e planejamentos de combate aos problemas que geram toda essa violência. Espero atitudes à altura do que o povo digno e trabalhador de Itabuna merece!

  2. Minha cara Diana, o que aconteceu no Pontalzinho, nos mostra apenas que Itabuna é uma cidade cem por cento insegura. Não é a primeira vez que o Pontalzinho, bairro tradicional de paz de uma boemia pacata sofre deste tipo de violencia, mas, hoje tanto faz voce morar no Pontalzinho, Zildolandia,São Caetano ou Urbis IV e Nova Califórnia, onde quer que estejas, lá estão os marginais em operação. Deviamos estar em segurança porque a polícia esta nas ruas e o mais importante: prendendo estes elementos, mas a lei ineficaz está aí para soltá-los de imediato para que voltem a assaltar e assassinar pessoas inocentes e trabalhadores.Sou leigo, semi alfabetizado e ignorante por isso creio que necessitamos fazer fortes campanhas para que haja uma mudança no código penal e no estatuto da criança e do adolescente, caso contrario, teremos um futuro ainda mais sangrento porque a educação não funciona e o trabalho não existe então analfabetos e desocupados, locais perfeitos para a marginalidade.

  3. Familia doente produz uma sociedade doente.

    não é questão politica e nem policial, questão é de principios.

    acho que autoridades policiais, politicas e academicas falham na condução da sociedade à discussão como faz esse texto.

  4. Itabuna pede socorro em todas as áreas.
    “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade…” Acordem!!!!! Estão VIOLANDO os nossos direitos.

  5. O Sr.Moisés,foi vender um burro na Vila de Mutuns,o mesmo disse que o defeito do Burro tá nas vistas,é o mesmo o que ocorre com Itabuna,a violência,furtos e demais delitos tá na vista.

    O que o prefeito e a polícia não são culpadas da pandemia da violência em Itabuna e a mesma é federalizada,o que ocorre em todos os estados brasileiro e o culpado tá nas vistas.

    Qual a causa da violência no México? Seus vizinhos criaram um muro pra não entrar cocaína e armas e munições cuja vigilâncias 24 hs e essa crise de migrante e refugiado na Europa? os países estão vigilantes nas suas fronteiras e
    impedido a entrada e é uma questão humanitária.

    O animal foi vendido ao Sr.Milton,o mesmo é carroceiro no Bairro Santa Inés e foi devolver o Burro,alegando que o animal é cego, o vendedor disse “eu lhe avisei que único defeito do Burro tá na vista”

    O que fomenta o crime aqui em Itabuna e no Brasil, tá na vista, é o mesmo problema do Burro,segundo o vendedor do animal,o Sr. Moisés da Vila de Mutuns.

    O meu filho foi roubado a mochila e os cadernos vindo da Escola Divina Providência no meio dia de ontem vindo pra casa,dois meliantes abordaram a vítima e tomaram a mochila e os meliantes sumiram e meu filho chegou chorando em casa,às 12:35 hs. Nem registrei à ocorrência na Polícia Civil.

    O culpado não é o prefeito e nem as polícias,o culpado tá nas vistas,porem,só quem não encherca é porque não quer ver. Acorda Brasil, Impeachment da culpada já!

  6. As leis brasileiras deviam ser processadas no tribunal de Haia por desprezo pelas crianças e adolescentes e desprezo pelas famílias e pessoas de bem. Nada justifica o que aconteceu no Katikero, mas o que aconteceu ali acontece nas periferias e nem é publicado. É que estabelecimentos como esse já não tem espaço em locais densamente habitados, pois põe em riscos diversos a população do entorno. Não custou nada, algum vizinho deitado, doente de zika, dengue, chicungunya ou pressão alta, uma mulher parida com seu bebê do lado ser atingida por uma bala perdida. No outro dia comoção geral, depois, nada mais pode ser feito por uma população como a itabunense, onde a lei é observada a favor de quem pode pagar. Só mesmo a zika, que é cega e não recebe dinheiro de ninguém.

  7. Sem demagogia e falsa modéstia o que falta a esta cidade ou estado ou pais é um governo truculento para botar todos no seu devido lugar. O resto voçeis podem passar mais 500 anos filosofando que não vai da jeito algum.

  8. Discordo de alguns comentários quando citam que a culpada é a Presidenta. Essa é uma análise superficial sem o aprofundamento necessário, ou talvez, por falta de uma melhor pesquisa em outros meios de comunicação que não sejam as alienantes.

    1 – Os culpados deste caos na segurança pública são os políticos do congresso nacional que fazem as leis com escapes, com o intuito de beneficiarem-se quando precisarem utilizar, e, certamente a sua maioria utiliza;

    2 – O JUDICIÁRIO quando cumprindo sua obrigação sem a interferência de política não é culpado, só cumpre a Lei feita pelos deputados e senadores,

    3 – A POLÍCIA, por sua vez, é a menos culpada e que tenta conduzir suas obrigações profissionais com muito discernimento, mesmo sem o apreço da comunidade a qual está sendo protegida.

    Se a POLÍCIA prende (cumprindo sua obrigação constitucional) e o JUDICIÁRIO solta ( cumprindo o Código Penal), de quem é a culpa? É da PRESIDENTE do país ou é do congresso nacional juntamente com representantes dos DIREITOS HUMANOS (que só beneficia bandidos)? Por que não procurarmos melhorar os nossos conhecimentos e escolher melhor os nossos representantes legislativos?

  9. Esquisito e muito estranho o teor do texto.
    A cidade inteira deveria ser um lugar de paz e harmonia; não deveria existir bairros tradicionais ou lugares pacatos, pois todos somos iguais perante a lei. O texto induz ao leitor imaginar que existem paraísos seguros ou “Elisyuns” para os que podem pagar mais.
    Quanto ao local do ocorrido não enxergamos nada de tradicional, é um ponto de comércio que visa apenas lucro como um outro qualquer, igualmente a bancos e lojas comerciais existentes, e não importa o tempo de funcionamento, não há benevolência nenhuma.
    A violência, insegurança e outras mazelas sociais são reflexos diretos da má distribuição de renda, do investimento precário em educação e das diferentes oportunidades oferecidas às pessoas. Não adianta acreditarmos que estamos imunes a desconfortos sociais e que eles não baterá à nossa porta, precisamos todos exigir de governos, sociedades de classes e de toda a comunidade uma melhor partilha do “bolo” ou “dividendos” econômicos, e somente assim poderemos realmente viver em PAZ.

  10. Cara Diana; o que esta acontecendo em Itabuna, é o reflexo de um crime cometido ha 27 anos atrás; trata-se do maior crime de terrorismo biológico do planeta terra (o crime da vassoura de bruxa)o qual tirou UM MILHÃO de pessoas das roças de cacau e jogou-as nas periferias das maiores cidades da região cacaueira da Bahia, a exemplo de Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, que não coincidentemente também estão entre as cidades mais violentas do Brasil para jovens, quais, na realidade, são “filhos e netos da VB (vassoura de bruxa). Se quiser entender melhor o maior motivo de tanta violência em Itabuna, recomendo-lhe que assista ao filme documentário O NÓ, ATO HUMANO DELIBERADO, no youtube.O crime da VB, segundo um dos terroristas e também réu confesso, foi cometido por um grupo de militantes do PT, que trabalhavam e alguns ainda trabalham na CEPLAC, (órgão federal); portanto, o que esta acontecendo em Itabuna, é de única e inteira responsabilidade do nosso Governo Federal.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *