Tempo de leitura: 2 minutos

CEPLAC: EXTINÇÃO NÃO É SOLUÇÃO

O Sintsef-BA repudia com veemência mais uma suposta tentativa, atualmente em curso, de encaminhar um projeto de extinção da Comissão Especial do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Notícias dão conta que, sem sequer ouvir os trabalhadores e os setores da sociedade atendidos pelo órgão, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) teria enviado ao Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão um projeto neste sentido.
Causa-nos indignação que um órgão com a estrutura e a importância da Ceplac esteja novamente sob a mira do agronegócio. É lamentável que um governo que tem suas origens no movimento sindical e de esquerda despreze assim a sua missão histórica de zelar pelo crescimento sustentável do país. Ao ceder à pressão do agronegócio, identificado na Ministra da Agricultura Katia Abreu, notória representante do setor, o governo ignora o papel fundamental que há quase 60 anos a Ceplac e seus trabalhadores desempenham para o desenvolvimento da região cacaueira, levando benefícios ambientais, econômicos e sociais por onde atua.
O MAPA não pode estar a serviço da Ministra e seus pares – grandes latifundiários e corporações multinacionais (a exemplo das indústrias de adubos e pesticidas químicos, causadores de gravíssimos problemas de saúde nas pessoas). É preciso uma ação firme do governo para assegurar que o Ministério e suas vinculadas, como a Ceplac, estejam cada vez mais capacitados para representar os interesses da população vulnerável, contribuindo para a redução das desigualdades e a inclusão social no ambiente rural.
Por isso mesmo é que o Sintsef-BA, aliado à CUT e à Condsef, estarão a postos contra mais esta tentativa de extinção. Como das outras vezes em que o tema foi cogitado, nossa luta permanece sempre na direção contrária: pelo fortalecimento e institucionalização da Ceplac. Queremos uma instituição sólida, preparada para enfrentar os novos desafios e que siga promovendo o desenvolvimento rural e o manejo ambiental sustentável.
Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia – SINTSEF/BA
Salvador, 23 de fevereiro de 2016.

0 resposta

  1. Interessante é que os sindicatos dependentes reféns do governo petista ficaram criminosamente calados ao ver o governo acabar com o DERBA, DIRES, EBDA, BAHIATURSA, ECONOMIA DO CACAU e agora acabando com a EBAL. Estou a cavalheiro para falar sobre o assunto, tendo em vista ter sido em tempo pretérito um dos mais ferrenhos defensores da instituição. Mas como dizia o grande poeta português Luiz de Camões, “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”! Com todo respeito aos bons técnicos e ao corpo de funcionários mais antigos, a CEPLAC já tinha deixado de existir há muito tempo, temos que pensar em algo diferente e que possa fazer pela região o que a CEPLAC fazia em tempo pretérito. É a nossa modesta opinião!

  2. Qual a importância da CEPLAC para a região? Podem dizer?

    Acho que já faz muito tempo que a CEPLAC tornou-se um órgão improdutivo e que ultimamente vive para alimentar votos para certos partidos políticos. Ou seja, deixou de ser uma instituição tecnicista para ser quase que um QG político.

    Infelizmente seus quadro técnico de engenheiros pesquisadores não produzem nada de relevante e seus técnicos não auxiliam, com raras exceções, os nossos pouco produtores de cacau que ainda resta.

    Minhas convicções é que a CEPLAC poderia se tornar um núcleo da EMBRAPA e assim ter mais respaldo em projetos de agriculturas diversas, pois hoje nossa região é diversificada em termo de agronegócios.

    Assim devemos evoluir e não involuir juntamente com a CEPLAC.

    Abraço aos que sabem futuros embrapianos.

  3. Pelo visto essa novela ainda não terá tempo para acabar, realmente não vejo mais nenhum sentido ficar protelando essa tão esperada extinção que na realidade já deveria acontecido, pois a finalidade desta ” instituição “, se perdeu com o tempo e com a politicagem nesse país….só espero se algum dia outro órgão que deveria dar plena assistência a região e aos produtores rurais sem contar a lavoura tão somente sirva para cabides de empregos para os afilhados aqui e ou acolá………
    E não sirva para interesses pessoais e políticos, se procurarmos saber de algum produtor o a Ceplac representa para ele e sua propriedade que a resposta será unânime é uma instituição falida já a muitos anos que não tem nenhuma serventia pois nem a nova espécie de cacau está suportando tanto descaso e a região perdeu a sua pujância, se não fosse um povo forte, que procurasse sobreviver sem o cacau esses município não teriam sobrevivido criando e buscando outras alternativas para seu próprio sustento.
    Se a EMPRAPA, for a próxima ser instalada no lugar da CEPLAC, não utilize as mesmas formas de politicagem, e venha desempenhar um papel para fortalecer a nossa região como um todo,não se preocupando com interesses pessoais e nem tão pouco político.

  4. Prezado Viva Brasil!

    Vc é um desatualizado mesmo e desconhece a importancia da CEPLAC! Nem sabe qual era a produção de cacau na Bahia quando a V.B. chegou e a atual.Sabe porque?Açoes da ceplac com produtores.Embrapa não conhece de cacau e vcs apostam achando que ela é a salvação da pátria.A Ceplac é a referencia de cultivos tropicais nos estados que atua.É exelência em cacau com bagagem científica! Acabem com esse ranço de inveja e não alimentem a idéia que seu servidores ficarão desempregados caso seja extinta que não acredito.Unam-se pelo seu fortalecimento,pois é o melhor para a região!A moniliase já esta perto da nossa fronteira e é uma doença séria e pior que a VB. Imaginem-se sem a CEPLAC! A sigatoka negra chegou na bahia por onde?Procurem saber! Vamos somar esforços pelo fortacelimento da CEPLAC.

    Vamos reverter e fortalecer as ações da CEPLAC

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *