skip to Main Content
8 de agosto de 2020 | 12:13 am

ZIKA: ARTIGO DE PESQUISADORES BAIANOS É DESTAQUE NA “THE LANCET”

Tempo de leitura: < 1 minuto
Naomar Almeida é um dos autores do artigo.

Naomar Almeida é um dos autores do artigo.

Destaque na revista The Lancet desta semana, o artigo Zika virus and microcephaly in Brazil: a scientific agenda, tem como um de seus autores o reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar de Almeida Filho.

O artigo indica lacunas no conhecimento científico sobre o Zika vírus e propõe um plano estratégico e urgente para aumentar as chances de sucesso contra a epidemia e seu efeito potencialmente mais grave: a microcefalia.

Os pontos centrais dessa iniciativa devem ampliar o conhecimento científico e tecnológico sobre o vírus e seu vetor — o mosquito, e principalmente sobre a doença, seu diagnóstico e seu tratamento, viabilizando testes para vacinas e exames mais eficazes para detectar a doença.

O autor principal do estudo é Maurício Barreto, da Fiocruz/BA. Outros pesquisadores baianos também participaram do estudo, sendo dois deles grapiúnas, destacando a cidade de Itabuna e a UFSB no cenário da pesquisa epidemiológica mundial. Além de Maurício e Naomar, também assinam o trabalho Manoel Barral-Netto, Rodrigo Stabeli, Pedro Vasconcelos, Mauro Teixeira, Paulo Buss e Paulo Gadelha.

The Lancet é reconhecidamente a mais antiga revista científica existente, sendo considerada, por seu alto impacto, a mais importante revista científica da área médica do mundo.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top