Tempo de leitura: 2 minutos

violenciaA violência doméstica é responsável pela morte de cinco mulheres por hora no mundo, mostra a organização não governamental (ONG) Action Aid. A informação é resultado de análise do estudo global de crimes das Nações Unidas e indica um número estimado de 119 mulheres assassinadas diariamente por um parceiro ou parente.

A ActionAid prevê que mais de 500 mil mulheres serão mortas por seus parceiros ou familiares até 2030. O documento faz um apelo a governos, doadores e à comunidade internacional para que se unam a fim de dar prioridade a ações que preservem os diretos das mulheres. O estudo considera dados levantados em 70 países e revela que, apesar de diversas campanhas pelo mundo, a violência ou a ameaça dela ainda é uma realidade diária para milhões de mulheres.

“A intenção do relatório é fazer um levantamento sobre as diversas formas de violência que a mulher sofre no mundo. Na África, por exemplo, temos países que até hoje têm práticas de mutilação genital. Aqui, na América Latina, o Brasil é o quinto país em violência contra as mulheres. Segundo dados do Instituto Avon, três em cada cinco mulheres já sofreram violência nos relacionamentos em nosso país”, informa a assistente do programa de direitos das mulheres da Action Aid Brasil, Jéssica Barbosa.

O relatório considera as diferenças regionais entre os países e, além disso, observa o universo de denúncias subnotificadas, de mulheres que sofrem assédio, estupro ou outros tipos de violência e têm vergonha de denunciar. Da Agência Brasil

0 resposta

  1. Por Ela

    De destituída de seus direitos
    Escrava e reprodutora
    Rainha do lar, submissa
    Hoje símbolo de resistência, do preconceito
    Marcas que o machismo e o patriarcalismo
    Por séculos se sustentaram
    E vê agora se desmanchando
    Como uma barra de gelo ao sol
    Pela participação, determinação
    Como valores preponderantes de superação
    Que constrói dignidade, respeito
    Tudo por ela
    Exemplo de sensibilidade, solidariedade
    No mundo do eu
    Tudo por ela

    Ailson Oliveira (Publicado em Ontologia de Poetas Vivos)
    Professor de Filosofia da UNEB

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *