Tempo de leitura: 2 minutos

Obra é retomada com a construção de desvio e desvio da BA-120 (Fotos Lucas França).
Obra é retomada com a construção de desvio e desvio da BA-120 (Fotos Lucas França).

As obras da Barragem do Rio Colônia, em Itapé, recomeçaram com a construção de desvio na BA-120, que liga o município a Itaju do Colônia, e reorganização do canteiro de obras em uma fazenda no quilômetro oito da rodovia estadual. A construção da barragem será tocada pelo Consórcio Rio Colônia, liderado pela Metro Engenharia.

Paralisada desde agosto de 2013, a obra consumirá recursos da ordem de R$ 32 milhões. Ao todo, incluindo desvio de rodovia, desapropriações e construção de adutora até Itabuna, o investimento previsto supera a casa dos R$ 130 milhões, bancados pelos governos Federal e Estadual.

A Barragem do Rio Colônia alagará área de 1.621 hectares, terá 19 metros de altura e capacidade para acumular 62.670 metros cúbicos de água, com vazão de 1.405 litros por segundo.

A previsão é de que a barragem comece a ganhar contornos lá para maio, conforme disse um dos responsáveis pela obra. “Dentro de 60 dias, retomamos as fundações da barragem”, explica Braz Paixão.

Barragem será construída no leito do Rio Colônia (Foto Lucas França/Secom Itabuna).
Barragem será construída no leito do Rio Colônia (Foto Lucas França/Secom Itabuna).

O prefeito Claudevane Leite, de Itabuna, ressalta o peso da obra para o abastecimento de quase 250 mil pessoas na principal economia sul-baiana e em Itapé. A parceria com o governo baiano é tida pelo prefeito itabunense como fundamental para a retomada do projeto que visa solucionar a falta d´água pelos próximos 30 anos.

Itabuna vive, novamente, sob racionamento e a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) distribui água com alto teor de sal. Análise  do Ceniq revelou que o teor de cloreto de sódio é 32 vezes mais alto que o permitido pelo Ministério da Saúde. São 8 gramas por litro de água, quando o máximo permitido é 250 miligramas.

0 resposta

  1. É lamentável que só vai ficar nisso; “A previsão é que a barragem comece a ganhar contornos lá pra maio”, disse um dos responsável pela obra.

    Poderá a obra chegar as características,segundo um dos responsável pela obra lá pra o mês de setembro, já no início de outubro eleição e após, a obra volta a estaca zero.

    E tudo recomeça de novo nos próximos anos,é eleição de governador, construção da Barragem e assim; é o jeito do PT “governar.”

    Aqui pra nós, talvez nem chegue em ganhar contornos nem em setembro,segundo um dos responsável pela obra, deve ganhar contornos lá pra maio. Dá pra acreditar?

  2. As eleições estão chegando em outubro,ai vão e iniciam a obra para nos enganarem.
    Tomem vergonha nessa cara lisa de vocês, nos deixaram 4 anos sem barragem, estamos usando água salgada, acima do permitido e agora na boca da política vem iniciar obra de barragem. Pensa que com isso me engana e leva meu voto, NÃO SOU BURRO…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *