Tempo de leitura: 2 minutos
O jeito é apelar a Deus... Religiosos oram sobre as pedras de Castelo Novo (foto Ascom Emasa)
O jeito é apelar a Deus… Religiosos oram sobre as pedras de Castelo Novo (foto Ascom Emasa)

Embora a estiagem complique bastante a situação do sistema de abastecimento de Itabuna, é notório que a precariedade do mesmo é um problema que dá uma contribuição decisiva para acentuar a crise que a população local enfrenta há mais de oito meses.

Os gestores da Empresa Municipal de Saneamento (Emasa) sabem que seu sistema de abastecimento é arcaico, possui uma rede obsoleta com inúmeros vazamentos, depende de bombeamento ininterrupto, o que significa um gasto astronômico com energia elétrica, e não conta com um reservatório confiável. Neste último ponto, a retomada das obras da barragem do Rio Colônia traz um alento, mas a previsão de conclusão é de um ano e meio.

Como se ignorasse todos esses problemas, a Emasa tem insistido em um discurso que põe toda a responsabilidade pela falta de água nas costas de Deus. É como se a empresa não tivesse a menor parcela de culpa pela histórica falta de investimentos.

O ponto alto dessa estratégia de entregar a batata quente ao Todo Poderoso foi visto hoje (8), quando a Emasa divulgou imagens de evangélicos orando sobre as pedras ressequidas da estação de Castelo Novo.

Segundo nota distribuída pela empresa, os religiosos fizeram “um clamor, pedindo a Deus misericórdia e que tenha piedade de Itabuna e toda a região sul da Bahia, que estão sofrendo as consequências da falta de chuvas”. O próximo passo será o prefeito Claudevane Leite nomear o Criador para a presidência da Emasa.

15 respostas

  1. -A CRISE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM ITABUNA, JÁ ERA UM PROBLEMA ANUNCIADO HÁ DÉCADAS, GRAÇAS A OMISSÃO DE GOVERNANTES PERDULÁRIOS PASSADO, QUE DURANTE TODOS ESSES ANOS EM QUE FOI MUNICIPALIZADO O SISTEMA, SÓ TEM USADO A EMPRESA PARA SEUS BENEFÍCIOS ELEITORAIS PESSOAIS, IGNORANDO TOTALMENTE O CRESCIMENTO DA CIDADE E SEU AUMENTO POPULACIONAL, E A CONSEQUÊNCIA DESSE EGOISMO POLITIQUEIRO ESTAMOS COLHENDO AGORA.
    -ESSA EMPRESA JAMAIS DEVERIA SER MUNICIPALIZADA, POIS TODOS NÓS SABEMOS QUE OS PREFEITOS SEMPRE SÃO MAUS GESTORES, NA SUA GRANDE MAIORIA SÃO CORRUPTOS QUE USAM A PREFEITURA PARA ENRIQUECEREM ILICITAMENTE, E AQUI EM ITABUNA NÃO É DIFERENTE.
    -VEJO HOJE DIVERSAS PESSOAS CRITICAREM O PREFEITO ATUAL, MAIS ESQUECEM QUE ELEGERAM POR 4 MANDATOS O SR, FERNANDO GOMES, QUE NUNCA EM NENHUM DOS SEUS MANDATOS SE PREOCUPOU EM MELHORAR E AUMENTAR A CAPITAÇÃO DE ÁGUA PARA A CIDADE, PARA NÃO SER INJUSTO, ELE ATÉ FEZ ALI EM FERRADAS UMA REPRESA MEDÍOCRE E SUPER FATURADA, QUE COM A PRIMEIRA CHEIA DO RIO CACHOEIRA, FOI LEVADA RIO ABAIXO, SENDO OBRIGADA A SER RECONSTRUÍDA, MAIS SOMENTE ISSO E NADA MAIS.
    -SÓ NOS RESTA AGORA CORRER ATRÁS DO PREJUÍZO, VOLTANDO AOS TEMPOS PRIMITIVOS DE FORMA PIORADA, POIS ANTES QUASE TODA CASA TINHA SUAS CISTERNAS E A REGIÃO CHOVIA EM ABUNDÂNCIA QUE NOS PROPICIAVA ÁGUA DE BOA QUALIDADE COM FARTURA, HOJE ALÉM DA FALTA DE CHUVAS REGULARES POR CAUSA DOS DESMATAMENTOS, ESTAMOS CONTAMINANDO E MATANDO OS RIOS COM NOSSOS DEJETOS, TORNANDO ASSIM NOSSOS MANANCIAIS IMPRÓPRIOS PARA NOSSO CONSUMO. E AGORA SÓ NOS RESTA CLAMAR A MISERICÓRDIA DE DEUS, POIS OS HOMENS NENHUMA MISERICÓRDIA TEM.

  2. Nada fizeram de investimentos, Emasa cabides de empregos, cheia de gente que entrou pela janela, Nem concurso público fazem mais, e agora querem botar a culpa em são Pedro.Só nos resta esperar as eleições de outubro.

  3. Então, ele como um homem de Deus( seu discurso de campanha), deve está sendo castigando pelos mau feitos dele.
    E eu que não nada com os pecados dele também tô pagando. Injusto!

  4. Todo o comentário do Alex tem a sua razão de ser, mas isso não exime de culpa os governantes petistas maiores para com uma cidade da importância de Itabuna.Cadê os aliados do governo petista.? Cadê as entidades e instituições representativas de Itabuna? Onde anda a comunidade que que não protesta? ÁGUA É VIDA! Cadê o governo? essa gente liquidou a nossa economia e agora faz faltar água potável para a população!OU NÃO?

  5. Devemos clamamos é a Deus mesmo pois infelizmente o homem ainda não tem o poder de fazer chuver.Os antigos gestores de nossa cidade não fizeram o dever de casa e hoje infelizmente a população de Itabuna sofre pelo descaso dos antigos prefeitos.
    Vale salientar ainda que esse problema da falta de chuva é de toda uma região.

  6. Vane e os cristãos da Emasa levaram muito a sério o mandamento de Jesus, não se preocupando em construir a barragem para garantir o abastecimento.

    “Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.”
    Mateus 6:34

  7. A Emasa é um cabide de emprego; Não tem capacidade técnica de atender a demanda de água para os habitantes de Itabuna. Esta não é a primeira vez que enfrentamos esse problema, não há iniciativas por parte do Poder Público de resolver o caos em que vivemos, portanto temos que apelar para o Governo do Estado tomar a iniciativa de resolver esse descalabro. A EMBASA, deveria assumir a responsabilidade de viabilizar com a devida urgência o nosso infortunio (água Potável) pois, dispõe de mais recursos.

  8. Nem Deus, nem São Pedro, muito menos Jesus Cristo que é o SAL do mundo. A pasta dos recursos hídricos é de São Eriberto, respeitem a hierarquia. Desce a comissão de evangélicos e sobe a dos católicos para a negociação.

  9. Vane criou a “república evangélica” no Centro Administrativo.Poderia colocar o bando de pastores que mamam nas tetas da prefeitura pra orar e jejuar (PELO MENOS JUSTIFICARIA OS SALÁRIOS, JÁ QUE NADA FAZEM, RARAS EXCEÇÕES).Sou evangélico, mas sou contra dar cargos a pessoas simplesmente por causa de religião. O que acontece nesta cidade é o resultado de 30, 40 anos de desgovernos.Pobre Itabuna….

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *