Tempo de leitura: 2 minutos
Temer é criticado por nomear investigados na Lava Jato.
Temer é criticado por nomear investigados na Lava Jato.

Da Agência Brasil

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, criticou a nomeação de ministros investigados ou citados na Operação Lava Jato pelo presidente interino, Michel Temer, e disse que poderá avaliar o uso de instrumentos jurídicos para pedir o afastamento de ministros que venham a se tornar réus.

“Quem é investigado pela Operação Lava Jato não pode ser ministro de Estado, sob o risco de ameaçar a chance que o Brasil tem de trilhar melhores rumos. Faço o alerta de que a nomeação de investigados contraria os anseios da sociedade e não deveria ser feita”, disse Lamachia em nota.

“No futuro, se necessário, a Ordem avaliará o uso dos instrumentos jurídicos cabíveis para requerer o afastamento das funções públicas dos ministros que se tornarem réus. Foi com base nesse entendimento que a OAB pediu o afastamento do deputado Eduardo Cunha e do então senador Delcídio do Amaral”, completou.

Na equipe ministerial de Temer, o único investigado na operação é Romero Jucá (Planejamento), mas outros dois ministros foram citados na Lava Jato: Henrique Eduardo Alves (Turismo) e Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo). Além de Jucá que é senador, os dois últimos passam a ter foro privilegiado e, a partir de agora, podem ser investigados apenas pelo Supremo Tribunal Federal.

No documento, Lamachia observa ainda que o novo governo, alçado ao poder pela via constitucional e não pela via eleitoral, “precisa ser um exemplo ético para poder atender aos anseios da sociedade e validar sua legitimidade”. E acrescenta que a OAB acredita no sucesso do Brasil, por isso, “cobrará que, diferentemente do anunciado, o novo ministério não seja composto por pessoas sobre as quais pesem dúvidas”.

Ainda na nota, Lamachia defende que todos cidadãos têm direito à ampla defesa e ao devido processo legal, mas acredita que a equipe de ministros precisa estar acima de qualquer suspeita.

3 respostas

  1. Será que o Presidente da OAB não sabe que o Conde Drácula Presidente interino está a serviço da quadrilha? Será que ele não sabe que o Gedel é filho do homem que mais deu rombo no INCRA, superfaturando dezenas de fazendas (ocupadas) por falsos sem terras?

  2. Quando Lula estava negociando cargos para impedir o afastamento de Dilma, a mesma OAB não soltou uma sílaba sequer em protesto, agora querem opinar sem ter moral para tal.

    A Instituição ainda está infestada de simpatizantes dos petralhas.

  3. Assim como no Golpe de 1964, os almofadinhas da OAB (ou podemos chamar AIB?) se colocam ao lado das forças do atraso e depois vem dar uma de Madalena arrependida.
    Forma Temer
    Fora Golpista
    Fora OAB.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *