Tempo de leitura: 2 minutos

Professor Rômulo Moreira__UNIFACS - DivulgaçãoO professor baiano Rômulo Moreira, procurador de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA), será representante brasileiro na Cúpula de Juízes sobre Tráfico de Seres Humanos e Crime Organizado, na Itália. O evento é promovido pela Pontifícia Academia de Ciências Sociais do Vaticano e está previsto para os dias 3 e 4 de junho.

O convite a Rômulo para que participasse da cúpula foi feito pelo Papa Francisco. O evento reunirá magistrados que têm papel ativo no combate ao tráfico de pessoas, à escravidão moderna e ao crime organizado em todo o mundo.

Com 49 anos de vida, sendo 26 deles dedicados à carreira, o baiano Rômulo Moreira é professor de Direito Processual Penal e atua em Salvador como procurador de justiça da área criminal há nove anos. Tem, entre os livros publicados, o título A Nova Lei do Crime Organizado.

– É um evento que vai reunir membros da magistratura de todo o mundo para discutir a temática e partilhar experiências, sucessos e melhores práticas, criando maior consciência global sobre os problemas e soluções para essas novas emergências do mundo globalizado – explica Moreira.

Rômulo pretende apresentar, durante a Cúpula, estatísticas atualizadas sobre o combate ao tráfico de pessoas, escravidão e crime organizado no Brasil, nos últimos cinco anos.

O convite do papa foi feito em março, por email, e surpreendeu o procurador e professor da Unifacs, em Salvador. Uma curiosidade revelada pelo professor e procurador em entrevista é que, embora de formação católica e tendo esposa religiosa, Rômulo é ateu. O professor diz ter grande admiração pelo Papa Francisco.

Uma resposta

  1. O Vaticano domina plenamente o tema “crime organizado” e sabe tudo sobre exploração de seres humanos, opressão de mulheres e proteção a pedófilos. Eu, que também sou atéia, vou citar um pedófilo muito querido por todos nós (pois sim, somos seletivos em matéria de pedofilia): “Quem é ateu e viu milagres como eu Sabe que os deuses sem Deus Não cessam de brotar”
    Possas crer que o terreno do Vaticano é estéril e dali não brota é NADA.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *