Tempo de leitura: 2 minutos
Iruman defende investimento em dessalinização.
Iruman defende investimento em dessalinização.

O advogado Iruman Contreiras defende investimento em uma usina de dessalinização da água captada pela Emasa em Castelo Novo, em Ilhéus. Ex-presidente da empresa municipal, Iruman lembrou que a barragem do Rio Colônia, em Itapé, deverá ficar pronta somente em novembro de 2017 se mantido o cronograma da obra. Ele faz outra conta para justificar o investimento: com chuvas regulares, o lago a montante da barragem se formaria apenas em 2021.

– Cinco anos de previsão certa de crise hídrica justificaria um investimento emergencial numa usina de dessalinização, em nome da poupança popular que não consegue mais “comprar” água mineral – disse ele por meio de uma rede social.

Segundo Iruman, a ideia já havia sido cogitada em 2001, no planejamento estratégico da empresa, e em um período em que o nível de cloreto na água era de 170 miligramas por litro. Hoje, conforme o PIMENTA já mostrou, chega a 32 vezes mais que o aceitável pelos órgãos de saúde.

Iruman presidiu a Emasa na segunda gestão de Geraldo Simões, no período 2001 a 2002, quando deixou o comando da empresa para assumir a Secretária de Transporte e Trânsito de Itabuna. Naquele período, lembrou, começou a ser elaborado o projeto da barragem do Colônia pelo governo municipal.

Há menos de duas semanas, dirigentes da Emasa e empresários discutiam a possibilidade de investir em dessalinização. O debate foi puxado pelo Cidadelle Empreeendimentos. A direção da Emasa ainda não se posicionou quanto ao tema. A empresa está em processo de privatização.

9 respostas

  1. Os Taboquenses que tomam banho diariamente com água salgada,outros até cozinha com
    a mesma e alguns até ingere,será que alguns messes não adquire alguma doença,ex-
    pele,estômago ou outras doenças.

    Aqui pra nós,quem será responsável?

    Uma coisa eu sei,se fosse um zé ninguém,o mesmo ia pra cadeia,mas como é autoridades,neste caso o culpado são os tolos como sempre,povão que fica gritando
    é Lula é Dilma é o PT.

  2. ESTÁ TUDO DANDO CERTO PARA ESSES PILANTRAS. A FALTA DE CHUVA,A CONCLUSÃO DA BARRAGEM. ELES SUCATEARÃO A EMASA E Ñ É DE AGORA Ñ. DESDE A GESTÃO DE FERNANDO GOMES HÁ E INTERESSE EM ELES VENDEREM A EMPRESA. E NESSE GOVERNO DESASTROSO DE VANE Ñ É DIFERENTE. WENCESLAU CONVENCEU VANE A VERDE A EMASA P/ UMA EMPRESA MUITO RICA,P/Q O NEGOCIO É BOM.A EMASA PRECISA É DE ADMINISTRAÇÃO. UMA EMPRESA QUE TEM 400 FUNCIONÁRIOS QUE SÓ CARGOS CONTRATADOS SÃO 120, Ñ FICA DE PÉ. UMA EMPRESA QUE OS VEREADORES COLOCAM LÁ SEUS CABOS ELEITORAIS.AÍ MEUS AMIGOS Ñ TEM EMPRESA CERTA.

  3. Recentemente eu vi alguns vídeos sobre como Israel consegue transformar a água do mar em água doce, é um processo complexo mas essencial, se ao menos nosso país fosse sério a população não sofreria tanto. Não planejaram ao longo de décadas agora vemos o que a falta de planejamento faz.

  4. ……… e se for considerar o ANDANTE da obra. Vai lá, amanha,e veja se há algum maquinário. Tem não. População de itabuna, tire seu cavalinho do sol, porq barragem, tão cedo.

  5. Concordo plenamente com o Advogado Iruman. Sabemos que o processo de dessalinização da água é um pouco caro, porém, seria uma solução pois o povo Itabunense não aguenta mais. Além da água salgada fornecida hoje pela EMASA em quantidade irrisória apenas um vez por mês, o comercio paralelo de venda de água potável está de vento em popa, sem nenhum controle. E o pior, temos que comprar água mineral para beber e estamos pagando R$ 50,00 por cada mil litros de água doce para cozinhar e tomar banho sem saber da sua procedência. A água, hoje fornecida pela EMASA, serve apenas para descarga de vasos sanitários, até para lavar roupas é impropria.

  6. NEGO JÓ está certo. a EMASA precisa é de planejamento,administrador serio. essa crise na EMASA ñ é de agora. vc trabalhou lá NEGO JÓ,e sabe de como essa empresa vem a cada dia piorando. lembro muito bem que vc confidencio que na EMASA tinha muitos funcionários competente para assumi qual quer cargo lá.de diretor até chefe de serviços gerais.que lá não precisa o prefeito ou até mesmo os vereadores nomearem um arruma de come feira. e tem mais NEGO JÓ.já sei que vc apoia AUGUSTO CASTRO para prefeito de ITABUNA.não sou muito chegado a ele,mais se vc acha que ele pode sacudi ITABUNA para dá a volta por cima. eu tô com vc negão. MIMI DO LOMANTO.

  7. Por ser Petista Dr. Iruman faz o mesmo jogo. Fala, fala e fala. Foi presidente da Emasa por quase 4 anos, quando saiu para perder eleição para vereador, mesmo sendo uma campanha estruturada $$$$. Por que então nesse periodo ele não fez ALGO. Pura demagogia.

  8. O governo com a conivência total e absoluta com todo tipo de crise que se estabeleceu na nossa região devido a sua parceria na introdução criminosa da vassoura de buxa na região (terrorismo biológico)é quem tem que resolver essa grave situação da falta d’água em quase todas as cidades da região. A EMBASA que assuma e resolva o problema, o governo que “abane o seu carvão molhado”. É o mínimo que tem a fazer.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *