Tempo de leitura: < 1 minuto
Carro-pipa abastece um dos 140 reservatórios comunitários instalados em Itabuna (Foto Divulgação).
Carro-pipa abastece um dos 140 reservatórios comunitários em Itabuna (Foto Divulgação).

O prefeito Claudevane Leite prorrogou a situação de emergência por mais seis meses em decreto publicado, na última sexta (3), na edição eletrônica do Diário Oficial. A decretação de situação emergencial ocorreu no mesmo dia em que o gestor anunciou a concessão da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa).

A justificativa para a prorrogação é a falta de chuvas com a consequente paralisação da captação de água nos rios Cachoeira e Almada. A captação da estação de Rio do Braço (Rio Almada) caiu 97%, segundo o decreto.

A água que ainda cai em algumas torneiras de Itabuna é captada na estação de Castelo Novo, porém com teor de cloreto de sódio 32 vezes superior ao aceitável e imprópria para ingestão por humanos e animais.

DEFESA CIVIL

Segundo comunicado, o município já enviou o Formulário de Informações do Desastre (FIDE) para o Governo do Estado e para o Ministério da Integração Nacional, eletronicamente, para que o Decreto publicado pela Prefeitura seja reconhecido e homologado.

Roberto Avelino, da Defesa Civil em Itabuna, acrescenta que, atualmente, a captação de água está sendo feita nas estações da Embasa, em Travessão, e em São José da Vitória, para garantir diariamente 1 milhão de litros de água nos 140 reservatórios distribuídos em locais estratégicos para abastecer a população de Itabuna.

Uma resposta

  1. Aproximadamente 15 anos atrás li num revista que os cientistas faziam uma previsão de faltar água doce no mundo em 2033 e peixes nos oceanos até 2035, não é a toa que os Estados Unidos conseguiu com o novo presidente argentino Maurício Macri permissão para contruir duas bases americana no país, feito que não teve êxito com a última presidenta, agora onde eles vão construir encima do aquífero Guarany a maior reserva do mundo de água subterrânea e no local que é o maior depósito de água gelada do planeta, agora em diante economizar água é preciso, senão brigaremos por um litro de água.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *