Tempo de leitura: 2 minutos

deolhoO governo baiano contratou a Deloitte Touche Tohmatsu Consultores para auditar o pagamento de salário de 24,7 mil servidores da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). A Deloitte auditará 70 órgãos públicos, revisando as folhas de pagamentos dos ativos e inativos do estado, nos últimos dez anos, retroagindo até dezembro de 2005.

De acordo com o governo, os trabalhos vão abranger órgãos da administração direta, a exemplo das secretarias de estado, além de autarquias, fundações, empresas públicas e de economia mista. A empresa de consultoria também vai realizar auditoria no pagamento dos inativos do executivo e de outros poderes como Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, além de órgãos como Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas dos Municípios.

O governo divulgou que a auditora é para “promover a melhora da qualidade do gasto público e o aperfeiçoamento do controle sobre o erário, identificando a ocorrência de eventuais irregularidades e possíveis falhas na folha de pagamentos”.
O trabalho começou em janeiro e já verificou os pagamentos dos servidores da Secretaria de Educação (45,8 mil) e da Secretaria de Segurança Pública (46,7 mil), totalizando 92,5 mil servidores até agora.
– Nós já fazíamos auditorias de forma rotineira, mas o trabalho era executado pontualmente, em um órgão de cada vez. Agora, toda a folha de pagamento do Estado está sendo auditada. É uma ação pioneira, que visa promover o aperfeiçoamento da gestão e da máquina pública, com foco no zelo pelo erário – disse o secretário da Administração, Edelvino Góes.

SAÚDE
Os auditores vão analisar se os vencimentos, proventos e vantagens recebidos pelos servidores da Sesab estão em conformidade com legislação em vigor no país e no estado. Os consultores da Deloitte também vão verificar os prontuários dos funcionários para checar se os pagamentos recebidos na folha estão respaldados por documentação adequada.   Ainda vão analisar os controles dos lançamentos na folha de pagamentos, Além das progressões de carreira e promoções de servidores.
A auditoria utilizará o software Audit Command Language Analytcs  (ACL Analytics), programa de computador especializado em auditoria, para fazer cruzamento de dados. Caso o cruzamento de informações encontre inconformidades, os casos são checados, validados e incluídos como ponto de auditoria no relatório da Deloitte.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *