Tempo de leitura: 2 minutos
Davidson diz que é contra concessão e defende PPP.
Davidson diz que é contra concessão e defende PPP.

O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Itabuna, Davidson Magalhães, disse ser contrário à concessão dos serviços de água e esgoto do município. A proposta foi apresentada pelo prefeito Claudevane Leite, que enviou anteprojeto de lei à Câmara para que a iniciativa privada assuma, por 35 anos, os serviços hoje executados pela Emasa.

– A defesa que eu faço é pela PPP [Parceria Público-Privada], com Emasa e iniciativa privada tocando os serviços. Com a PPP, o impacto na tarifa de água é bem menor. Se for por meio de concessão, só a iniciativa privada participa [e encarece a tarifa] – disse o deputado em contato com o PIMENTA no início da tarde.

O deputado disse considerar equivocado o estudo feito por uma comissão municipal que indica a concessão como meio para solucionar a falta d´água e investir no tratamento do esgoto.

Pelo modelo, o poder público também deve fazer investimentos, ressalta. O parlamentar e pré-candidato aponta exemplos de PPP feitos pelo governo estadual, a exemplo do Metrô de Salvador. Também aponta que o governo, via Embasa, fará parceria público-privada em saneamento no município de Feira de Santana.

REAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Hoje, o presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Aldenes Meira, também do PCdoB, suspendeu a tramitação do anteprojeto de lei que dispõe sobre a concessão dos serviços de água e esgoto. A decisão foi tomada após uma semana de ocupação do legislativo por parte de movimentos sociais e funcionários da Emasa.

Também hoje, representantes de pastorais da Igreja Católica se uniram ao movimento para barrar a concessão dos serviços para a iniciativa privada. Davidson antecipou que deverá se reunir, ainda nesta semana, com o diretório local para expor a posição do partido quanto à questão da água em Itabuna.

2 respostas

  1. Davidson Magalhães é contrario a concessão da EMASA, qual o plano dele para resolver a crise hídrica de Itabuna? Grande parte dessa situação é devido a falta de gestão eficiente e falta de investimentos. Como pode uma cidade do porte de Itabuna não ter uma represa para capitação de água? Como uma cidade como Itabuna fazer a captação da água por meio de boia? Ferramenta muito antiga.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *