Tempo de leitura: < 1 minuto

Técnicos da Defesa Civil da Bahia estão orientando gestores municipais, do sul da Bahia, na elaboração de decreto de emergência e obtenção de socorro nas esferas estadual e da União. Hoje (6), a equipe atendeu gestores do município de Buerarema, na sede da Amurc. A região está entre as mais afetadas pela seca no estado.

De acordo com o coordenador de Ações Estratégicas da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), Paulo Sérgio Menezes, com a homologação e o reconhecimento do decreto, o município passa a ficar apto a acessar recursos federais e estaduais para que possa investir nas ações de convivência e de enfrentamento aos problemas causados com a estiagem.


“Dentre os benefícios, os municípios têm acesso a aquisição de carros-pipas, abertura de poços artesianos, garantia safra, bolsa estiagem e outros programas sociais do Governo Federal”, disse. Paulo Sérgio cita também a possibilidade do município, a partir do decreto, executar obras emergenciais ou serviços “em que se requer uma dispensa de licitação diante da gravidade e da urgência para atender a população”.

O problema maior, segundo avalia o presidente da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santan,a é a falta de água para o consumo humano na região, tanto nas cidades, como na zona rural. Os prejuízos com a falta de chuvas somam-se à perda nas culturas de subsistência, como milho, mandioca e feijão, além da mortandade dos cacaueiros e da baixa colheita.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *