Tempo de leitura: 2 minutos
Centro de Operações é considerado o maior da América do do Sul (Foto Carol Garcia/GovBA).
Centro de Operações 2 de Julho é considerado o maior da América do do Sul (Foto Carol Garcia/GovBA).
Autoridades participaram de inauguração.
Autoridades participaram de inauguração.

A Bahia ganhou nesta segunda (18) o maior centro de operações e inteligência de segurança pública da América do Sul. O centro ocupa uma área de 13 mil metros quadrados, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, abrigando as polícias militar, civil e técnica, além do Corpo de Bombeiros. De acordo com o governador Rui Costa, a unidade funcionará como “cérebro operacional para as ações de segurança no estado”.

Para colocá-lo em funcionamento, o governo baiano diz ter investido R$ 260 milhões, além de envolver 400 profissionais para operacionalizá-lo.Hospitais e escolas estaduais serão integrados ao centro de operações. Somente colégios estaduais, serão 1.300, segundo o governo.

O local conta com sala de monitoramento, onde uma tela de 14 metros de largura receberá imagens em tempo real das mais de mil câmeras integradas ao sistema, incluindo as da CCR, empresa operadora do metrô de Salvador e da Concessionária Via Bahia, que administra a BR-324 e BR-116, além das imagens captadas pelo imageador acoplado ao helicóptero da PM. A partir do Centro de Operações 2 de Julho, as forças de segurança poderão monitorar a capital, a região metropolitana e o interior.

As imagens capturadas nessas unidades, e também nas de saúde, poderão servir como provas em situações específicas, auxiliando o trabalho do Ministério Público, da Defensoria e de outros órgãos envolvidos. “Esse material servirá como prova para a condenação de pessoas responsáveis por determinado crime. Muitas vezes, a justiça tem todos os elementos de culpa, mas não tem provas. O Centro de Operações garantirá essas provas, em imagem e áudio”, destacou Rui Costa.

AGILIDADE

O centro também possui um heliponto que dará agilidade às ações policiais de emergência e proporciona aos profissionais envolvidos o acesso aos posicionamentos das viaturas via GPS, a comunicação com unidades móveis da Secretaria de Segurança Pública (SSP) utilizadas em grandes eventos e em ações de investigação criminal; operação do Call Center 190 da Polícia Militar e o monitoramento de presos em um espaço reservado à Secretaria de Administração Prisional e Ressocialização (Seap).

Uma resposta

  1. Bahia terra que segundo os viajantes do século XVIII tendo o governador da Bahia o Marques do Lavradio,o mesmo tinha mania de grandeza e se exibia na cadeira de governador sendo conduzido pelos oficias de polícia.

    O quanto os relatos dos viajantes,este povo baiano são uma gente extremamente de vícios desonestos só o que presta são as mercadorias dos mesmos,as demais não têm nenhum valor.

    A mania de grandeza em exaltar as coisas da Bahia sempre no superlativo é uma cultura ou uma enfermidade desta gente,o governador Lavradio,sempre dizia que o
    poder é sentir a subserviência dos oficias de polícia em engraxar suas botas.

    O que se edificava na Bahia era o melhor do mundo,segundo o povo nativo e quanto os viajantes observando este costume,entendia que se tratava de uma gente de mau
    costume,desonesta, ignorante e mania de grandeza que somente o que se presta são
    as coisas de sua terra.

    Veja ai o retrato de mania de grandeza,o melhor da América do Sul,porque não do mundo? São as raízes,as crianças e adolescentes são cooptada no mundo do crime
    do tráfico de cocaína e as mesmas são assassinadas como são assassinados os mosquitos da dengue e se não bastasse a microcefalia.

    A Inglaterra possuem uma das polícias melhores do mundo,nem a a sede da Polícia
    Metropolitana a Scortland Yard,têm uma ostentação desta da Bahia,olhe que as crianças e adolescentes são extremamente cuidada pelo poder público e índice(O)
    de crime e assassinatos das mesmas.

    O quanto aqui,é melhor deixar pra lá… Mas vai ser extremamente explorado pra enganar os ignorantes na propaganda oficial,uma vez que,os policias na extrema miséria e a sociedade dos miseráveis,basta comparar com as polícias de Londres
    e as crianças e adolescentes da Bahia.

    “É um castelo da Ilha da fantasia!” Não é o retrato dos baianos que resgata as raízes de grandeza do Marques de Lavradio. 1768-1769 governador da Bahia.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *