Tempo de leitura: 2 minutos
Festival atrai público ávido por novidades que incluem chocolate (Foto Pimenta).
Festival atrai público ávido por novidades que incluem chocolate (Foto Pimenta).

Quando for aberta oficialmente a oitava edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, amanhã (21), no Centro de Convenções de Ilhéus, produtores que integram o Projeto Indústria Setorial Ilhéus – Derivados de Cacau e Chocolate do Sebrae prometem levar ao público as novidades para o mercado de chocolates gourmet do sul da Bahia. As marcas integradas ao projeto, com participação garantida no evento são a Amado Cacau, Chor, Grupo dos Derivados (DECACHI), Maltez, Mestiço, República do Cacau e Sagarana.

Para a gestora do projeto no Sebrae, Carolina Menezes, o evento terá um grande público ansioso por novidades. “É excelente a oportunidade para divulgar a empresa, conhecer novos clientes e fechar negócios. Os empresários estão preparados, porque são acompanhados pelo Sebrae com consultorias técnicas, missões relacionados ao segmento, cursos de aperfeiçoamento da produção e direcionamento para estratégias de mercado”, explica.

Idealizador e organizador do festival, o empresário Marco Lessa, também sócio da marca de chocolates finos Chor ao lado da esposa Luana, destaca que desde 2009, ano da primeira edição, houve um grande crescimento do evento: saltou de três para 25 marcas participantes, de 13 para 65 estandes e de 6 mil para 30 mil visitantes. O festival passou a atrair a atenção de grandes marcas, especialistas do mundo inteiro e, somente na última edição, mobilizou R$ 10 milhões em negócios.

CURSOS, PALESTRAS E COMPETIÇÕES

O evento, que começou como um espaço de exposição, ganhou ingredientes como debates, trocas de experiências, cultura, lazer e competições gastronômicas e esportivas. Durante os quatro dias, além das novidades apresentadas, são promovidos cursos e palestras, uma grande feira com exposição de chocolate, derivados de cacau, produtos da cadeia e entidades públicas e privadas, uma série de atividades culturais, exposições de arte, turismo em fazendas, espaço educativo para crianças, ateliê do chocolate e shows com artistas regionais e nacionais. A entrada para o festival é gratuita.

Parceiro do evento, o Sebrae realizará gratuitamente uma série de Clínicas Tecnológicas (consultorias coletivas), com o tema central “Aprendendo tudo para entrar no negócio”. Além das Clínicas Tecnológicas do Sebrae, o festival vai oferecer diversas capacitações gratuitas e pagas. As inscrições podem ser realizadas no local.

O Festival Internacional do Chocolate e Cacau é uma realização da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Biofábrica do Cacau, MVU Promoções, Costa do Cacau Convention Bureau, Bahiatursa e Secretarias Estaduais de Turismo e de Desenvolvimento Rural. Mais informações podem ser obtidas no site do evento.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *