skip to Main Content
3 de março de 2021 | 07:03 pm

GOVERNO LOCA DESSALINIZADORES PARA ITABUNA

Tempo de leitura: < 1 minuto
Captação de água em estação que atende a Itabuna tem alto teor de sal.

Captação de água em estação que atende a Itabuna tem alto teor de sal.

Dessalinizadores com vazão de 200 mil litros por hora já foram alugados pelo governo baiano para atender a população de Itabuna, segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica (Sihs). O titular da Pasta, Cássio Peixoto, não informou a quantidade de dessalinizadores locados nem a empresa contratada.

Os dessalinizadores foram anunciados na sexta (22) pelo governador Rui Costa, em visita ao sul da Bahia. A água salgada recebida nos lares itabunenses se deve à proximidade da captação de água ficar no nível do mar, em Castelo Novo (Ilhéus).

– A alternativa para a redução dos teores de cloretos da água é a utilização de membranas filtrantes pelo processo de osmose reversa, que são os dessalinizadores e nós não poderíamos fechar os olhos para mais esse problema – disse o secretário.

 Cássio Peixoto não deixou claro, porém se a água dessalinizada será fornecida pela rede própria da Emasa ou somente por meio de carros-pipas.
Segundo ele, a locação dos equipamentos “aumentará ainda a oferta de água através dos carros-pipas, considerando que hoje o abastecimento realizado através do convênio firmado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC) só fornece 9,66 litros/pessoa/dia”. O necessário, conforme especialistas, é o mínimo de 150 litros por dia por habitante, o que a seca impediu.
 

Este post tem um comentário
  1. leia-se “…nós não poderíamos fechar os olhos para mais essa oportunidade de negócios” – disse o secretário.

    Pergunte sempre a cada ideia: a quem serves?

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top