Tempo de leitura: 2 minutos

Criado para incentivar o cultivo e divulgar os benefícios de um fruto exótico e antioxidante, originário do sudeste asiático e produzido em larga escala no sul da Bahia, o Festival do Mangostin de Una chega à sua segunda edição.

Este ano, o evento acontece de 4 a 7 de agosto, na praça em frente à Prefeitura, na Avenida Barão do Rio Branco, 307. O Sebrae é parceiro do festival que pretende atrair novos investimentos e tecnologias através da realização de uma feira de produtos agrícolas e rodadas de negócios.

A ação do Sebrae, de incentivo ao evento, integra o Programa de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) no Território Litoral Sul. “A feira vai expor o mangostin e outros produtos da agricultura familiar, e a rodada de negócios é uma importante estratégia de aproximação entre o mercado consumidor e produtores”, destaca o técnico do Sebrae em Ilhéus, Eduardo Andrade.

Além de Una, o programa beneficia os municípios de Camacan, Canavieiras, Coaraci, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Itajú do Colônia, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, Ubaitaba e Uruçuca. O objetivo do DET é dinamizar a economia através do desenvolvimento dos pequenos negócios. O público alvo é formado por microempreendedores individuais, microempresa, produtores rurais e potenciais empreendedores e/ou empresários.

Programação

A programação do evento começa na quinta-feira, 4, às 9h, com visitações de alunos do curso técnico de Turismo e da rede municipal de ensino a fazendas de mangostin e outros cultivos agrícolas de Una. Na sexta-feira, 5, acontece a abertura oficial do evento com a Feira de Negócios “Una – A Terra dos Sabores!” a partir de 15h, com exposição de produtos agrícolas, artesanais e gastronômicos, além de um festival de talentos musicais estudantis, shows com artistas locais e até atrações nacionais, como Smone e Simaria, que sobem ao palco a partir das 22h.

No sábado, 6, de 16h às 22h, prosseguem a exposição de produtos agrícolas e artesanais e a programação no palco cultural. No domingo, 7, às 10h será realizada uma oficina de artesanato, gratuita, ministrada pelo grupo de artesãos do bairro Pontal Criativo, de Ilhéus, e de 14h às 22h, e também exposição de produtos e atividades no palco cultural com atrações musicais.

Confirmaram participação no Festival do Mangostin, 12 associações de agricultores e artesãos locais. O evento é uma realização da Prefeitura de Una, através da Secretaria de Turismo, com apoio e parceria da Associação de Produtores de Mangostin, Associação de Apicultores, Sebrae, Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), TV Santa Cruz, Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), Companhia de Desenvolvimento de Ação Regional (CAR), Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Instituto Federal Baiano (IFBaiano) e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR).

 

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *