skip to Main Content
31 de março de 2020 | 06:47 am

RUI CRITICA UNIÃO E DIZ QUE VAI “CONTINUAR INTRANSIGENTE NA DEFESA DA BAHIA”

Tempo de leitura: 2 minutos
Governador critica União pela falta de resposta a propostas de renegociação (Foto Mateus Pereira).

Rui: críticas à União em renegociação de dívidas (Foto Mateus Pereira).

Governadores do Norte e do Nordeste do Brasil se reúnem, hoje (9), às 15h, com senadores destas duas regiões, em Brasília, para discutir acesso a crédito para investimentos e a renegociação de dívidas feitas pelo governo federal. A reunião será no gabinete do presidente do Senado, Renan Calheiros. “Vou continuar sendo intransigente na defesa da Bahia e do Nordeste”, disse Rui Costa, governador da Bahia.

A reunião desta terça (9) ocorre um mês após o encontro com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Rui reclama da falta de respostas do governo federal.

– Não tivemos nenhuma resposta sobre o pedido de ajuste [do projeto que está em tramitação no Congresso]. Diante do da falta de retorno, resolvemos promover o encontro, convocando os mais de 45 senadores do Norte e Nordeste – acrescentou o governador.

O gestor baiano lembra o papel dos senadores (representação dos estados) e, por isso, os governadores vão pedir “que eles não votem esse projeto” para forçar fechamento de acordo dos estados com o governo federal. “Não é possível assistir a isso parado”.

Outra queixa de Rui, também já feita pelo secretário da Fazenda, Manoel Vitório, é que renegociação da dívida com a União, no modelo elaborado pelo Governo Federal, não possui forte impacto positivo frente à queda de arrecadação e as consequentes dificuldades impostas aos estados mais pobres do país. Um dos principais argumentos do governador é que o “dever de casa foi feito”, com o cumprimento de dívidas, pagamento de servidores, enquanto estados com orçamento maior parcelaram e/ou atrasaram salários.

Esta publicação possui 3 comentários
  1. Cada estado tem que andar com suas próprias pernas e seus próprios braços, os Estados tem que serem autosuficientes e parar de ficarem só esperando dinheiro da União. Imaginem 01 UNIÃO e 26 ESTADOS só com a sacola aberta querendo dinheiro. Que os Estados aprendam a tributar e a arrecadar, para isso temos bons tributaristas em vários estados. E a lição serve também para os municípios, estes perdem muito na arrecadação por não saberem sobre o que podem ou não arrecadar.

  2. É SIMPLISMENTE UM ABSURDO O QUE O GOVERNADOR RUI COSTA ESTÁ FALANDO. FICARAM POR MAIS DE 13(TRÊZE) ANOS NO PODER E NINGUÉM VIU ESSA REAÇÃO DELE. AGORA, ELE VEM APARECENDO COMO O SALVADOR DA PÁTRIA… VENHA CONHECER A REALIDADE EM QUE ESTÁ OS 416-(QUATROCENTOS E DEZESSEIS) MUNICÍPIOS BAIANOS QUE O SENHOR DEIXOU A REVELIA. O SENHOR FOI ELEITO PELA BAHIA E NÃO SÓ POR SALVADOR.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top