Tempo de leitura: 2 minutos

Rui Costa coordena reunião para tratar do saneamento básico de Itabuna (Foto Mateus Pereira).
Rui Costa coordena reunião para tratar do saneamento básico de Itabuna (Foto Mateus Pereira).
O governador Rui Costa anunciou, há pouco, a formação de um grupo de trabalho para analisar o Plano de Saneamento Básico de Itabuna e agilizar a transferência dos serviços de água e esgoto do município para o Estado. O anúncio ocorreu durante reunião, na Governadoria, para tratar da solução da falta d´água em Itabuna.

O grupo, segundo a proposta, deverá ser formado por membros da Prefeitura de Itabuna, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Embasa e Emasa. Segundo ele, o Estado só poderá assumir o fornecimento de água da cidade após os ajustes do Plano de Saneamento, como questões relativas à validade jurídica. “A partir de então, a Embasa assina contrato com as definições das ações emergenciais e o volume de investimentos”.

Ainda de acordo com Rui Costa, o Estado já investiu R$ 10 milhões durante a crise hídrica em Itabuna. O valor, diz, foi investido em construção de cisternas, poços e carros-pipa, além de repasse direto do dinheiro para o município. A reunião teve participação do presidente da Emasa, Ricardo Campos, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, e o procurador-geral do Município, Mateus Santiago, além do presidente da Câmara, Aldenes Meira.


OPERAÇÃO NA EMASA

A reunião ocorre no mesmo dia em que Polícia Civil e Ministério Público Estadual (MP-BA) deflagraram uma nova operação na Emasa, quando cumpriram mandados de busca e apreensão. Um ex-diretor da empresa e um funcionários concursado foram presos acusados de desvios de recursos e usa da estrutura da empresa em benefício próprio (leia mais abaixo).

Uma resposta

  1. È muito dinheiro!
    Quer investigar é muito fácil, façam grafico das contas de agua dos consumidores, para observar o valor das contas no periodo da falta de agua e compare os valores
    anteriores a seca para ver a diferencia do valor pago pelo consumidor, que vive sem agua.
    Os idrometros devem ser fiscalisados.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *