Tempo de leitura: 2 minutos
Ano tem mais de 2,2 mil desempregados em Itabuna e Ilhéus.
Ano tem mais de 2,2 mil desempregados em Itabuna e Ilhéus.

Itabuna e Ilhéus fecharam 2.249 vagas de emprego com carteira assinada nos sete primeiros meses deste ano, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A maior baixa ocorreu em Ilhéus: corte de 1.374 postos de trabalho ante 875 em Itabuna.

Os números da economia itabunense foram um pouco melhores em julho, influenciados pelo aumento nas contratações no setor industrial. Das 334 novas vagas abertas no ano na indústria de transformação, 156 se deram em julho.

O setor deverá apresentar saldo ainda melhor em agosto, pois a Trifil começou a contratar mais 400 funcionários para a unidade em Itabuna, segundo confirmaram fontes da empresa ao PIMENTA.

O segundo setor que apresentou saldo positivo no acumulado do ano, em Itabuna, foi a administração pública, com saldo de 42 vagas.

Polo comercial e de serviços, o município fechou vários postos de trabalho nestes setores. 569 no comércio mais 370 no setor de serviços. Em julho, o comércio encerrou com saldo negativo de 93 vagas. E o setor de serviços, corte de 27.

O QUADRO EM ILHÉUS

A realidade em Ilhéus é ainda mais preocupante. O município cortou quase 1,4 mil empregos formais no ano, 282 deles somente em julho, quando todos os setores fecharam no negativo ou ficaram no zero, a exemplo da administração pública.

No acumulado dos sete meses, o setor de serviços cortou 535 vagas. A construção civil eliminou outros 298 postos de trabalho ante 261 do comércio. A agropecuária, outros 148.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *