Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, reconheceu situação de emergência nos municípios de Baianópolis, Barro Alto, Bom Jesus da Lapa, Caém, Itatim, Luís Eduardo Magalhães, Muquém de São Francisco e Tanhaçu.

As portarias 172 e 173 foram publicadas no Diário Oficial da União desta segunda feira (19). A maioria dos prejudicados é formada por produtores rurais, que tem a agricultura e a pecuária como principal fonte de renda e, normalmente, rios, lagos e cisternas como fonte de água.

Do último trimestre de 2015 até o momento, 277 municípios haviam decretado situação de emergência e recorreram ao poder público, federal e estadual, para amenizar os prejuízos causados pela seca à 3,3 milhões de habitantes.

Atualmente, 93 municípios ainda se encontram com decretos de situação de emergência homologados pelo Estado e destes, 84 estão reconhecidos pelo governo federal. Isso significa que quase 1,5 milhões de pessoas vêm sendo afetadas direta e indiretamente pela escassez de chuvas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *