Tempo de leitura: 2 minutos
Forte estiagem afetou 3,3 milhões de pessoas, inclusive em Itabuna (Foto Martone Badaró).
Forte estiagem afetou 3,3 milhões de pessoas, inclusive em Itabuna (Foto Martone Badaró).

A estiagem vivida pelos baianos tem causado problemas no abastecimento de água potável, além de prejuízos na agricultura e na pecuária em algumas regiões da Bahia, principalmente na região do semiárido e como “um ponto fora da curva “ os municípios das regiões sul e extremo-sul também foram afetados por estiagem em 2015/2016.

Nesta sexta–feira (7), o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, reconheceu os decretos municipais de Situação de Emergência de Iraquara (Chapada Diamantina), Livramento de Nossa Senhora (Sertão Produtivo), Poções (Vitória da Conquista) e Santa Maria da Vitória (Bacia do Rio Corrente). A Portaria de n° 181 que contempla os referidos municípios, foi assinada pelo Secretário Nacional de Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, e publicada no Diário Oficial da União.

As chuvas que caíram nos últimos dias foram de baixa intensidade e mal distribuída espacialmente. Assim, como informa a Coordenação Estadual de Defesa Civil, “não houve ainda alteração da escassez de águas nos reservatórios, ou rios que abastecem os municípios das referidas regiões”.

Desde o início do ano até agora, 277 municípios foram homologados pelo estado, sendo 109 reconhecidos pelo governo federal. A estiagem, de acordo com a Defesa Civil, atingiu 3,3 milhão de pessoas.

Atualmente, 90 municípios estão declarados em Situação de Emergência por causa da estiagem e ou seca e sendo avaliados pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). Destes, 81 já estão reconhecidos pelo Ministério da Integração/Defesa Civil Nacional, o que poderá trazer benefícios a 1,5 milhão de pessoas atingidas pela seca.

A população dos municípios de Canudos, Cansanção, Chorrochó, Curaçá, Iramaia, Lagoa Real, Maracás, Quijingue, Saúde e Uauá está sendo atendida com carros-pipas por meio de convênio com a Sudec. Os demais municípios reconhecidos estão sendo atendidos pela Operação-Pipa, do Exército Brasileiro, com recursos do Governo Federal.

Uma resposta

  1. E O BRASILEIRO CONTINUA FAZENDO JUS À MÁXIMA: ” BRASILEIRO SÓ FECHA A PORTA DEPOIS QUE É ROUBADO.” A ESTIAGEM E/OU SECA JÁ ESTAVA PATENTE AOS OLHOS DE QUEM QUISESSE VER, E SÓ AGORA, DEPOIS DE TANTO TRANSTORNO E SOFRIMENTO DO POVÃO É QUE AS “AUTORIDADES” (IN) COMPETENTES ESTÃO TOMANDO PROVIDÊNCIAS PARA AMENIZAR O QUE JÁ DEVERIA TER SIDO SANADO.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *