Tempo de leitura: 2 minutos
ACM Neto e aliados saíram vencedores nos maiores municípios em embate contra Rui Costa.
Neto acumula vitórias nos maiores municípios.

A oposição na Bahia se cacifou para 2018 ao vencer nas cinco cidades mais populosas do Estado. Ainda no primeiro turno, candidatos ligados ao governador Rui Costa venceram em Juazeiro (Paulo Bonfim), Lauro de Freitas (Moema Gramacho) e Ilhéus (Marão) – estas encontram-se entre as dez mais populosas.

ACM Neto foi reeleito para comandar Salvador. É o nome mais forte da oposição para a disputa pelo Palácio de Ondina em 2018. Zé Ronaldo, também do DEM, venceu em Feira de Santana. Outro democrata, Antônio Elinaldo, venceu em Camaçari. Já em Vitória da Conquista, terceiro maior colégio eleitoral, deu um peemedebista: Herzem Gusmão, eleito ontem em disputa contra o petista Zé Raimundo.

INDEFINIÇÃO EM ITABUNA

A situação em Itabuna, quinto município mais populoso, ainda está indefinida. Fernando Gomes (DEM) venceu, mas o resultado está sub judice, aguardando julgamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). O ex-prefeito concorreu com candidatura indeferida. A incógnita é quanto a quem ele deve apoiar em 2018, pois se diz traído por ACM Neto, de quem não teve apoio para a disputa deste ano.

Em Jequié, deu Sérgio da Gameleira (PSB). O empresário já foi do PT e migrou para o PSB. Neste ano, não teve o apoio de Rui Costa na disputa pela prefeitura. Vai para a oposição.

Outra cizânia ocorre em Teixeira de Freitas. Timóteo Brito (PSD) venceu o pleito contra o petista João Bosco. Como não teve apoio de Rui, cisca pras bandas da oposição. Outro pefeito eleito do PSD, Marão, de Ilhéus, disse em entrevista que apoiará o governador a depender das obras executadas no município.

Contam a favor de Rui Costa, neste momento, a boa avaliação no Estado, inclusive em Salvador, e a imagem de operoso. Contra, as derrotas nos maiores municípios, a falta de articulação política no pleito de 2016 e ter perdido o apoio do Governo Central, decisivo para a execução de grandes obras na Bahia.

OS DEZ MUNICÍPIOS MAIS POPULOSOS DA BAHIA*
1º Salvador – 2.938.092 – ACM Neto (DEM)
2º Feira de Santana – 622.639 – Zé Ronaldo (DEM)
3º Vitória da Conquista – 346.069 – Herzem Gusmão (PMDB)
4º Camaçari – 292.074 – Antônio Elinaldo (DEM)
5º Itabuna – 220.386 – **Fernando Gomes (DEM)
6º Juazeiro – 220.253 – Paulo Bonfim (PCdoB)
7º Lauro de Freitas – 194.641 – Moema Gramacho (PT)
8º Ilhéus – 178.210 – Marão (PSD)
9º Jequié – 161.880 – Sérgio da Gameleira (PSB)
10º Teixeira de Freitas – 159.813 – Timóteo Brito (PSD)
________
*Fonte: IBGE.
** Sub-judice

4 respostas

  1. Rui faz uma boa gestão, mas é uma pena que este fator não irá contar muito em 2018. Será mais relevante a capacidade de aglutinar apoios e, nesse quesito, nosso governador estará claudicante. A menos que dê uma guinada e demonstre uma habilidade política fenomenal. Outro fator importante será o desempenho da direitona no governo federal e, no caso de ACM Neto, na Prefeitura de Salvador… Se patinarem, vão deixar muitos com saudade da esquerda, o que certamente acontecerá, mais cedo ou mais tarde. Se for “mais cedo”, Rui terá uma chance.

  2. Política é arte ou ciência? ambas essências dentro de um contexto sociológico e filosófico nas relações sociais e de poder entre seres humanos o que caracteriza breve mudanças de pensar o que é mais essenciais pra sociedade presente.

    O momento atual vai se desenhando o que os baianos pretende querer pra administrar a Bahia nos próximos anos, que são as eleições de governadores e nestes últimos dias ocorreu um fenômeno de péssimo teor,um vez o que prevaleceu o pior pra Bahia,releição de Jaques Wagner e eleição do sucessor do mesmo,o atual governador.

    Nem as ciências citadas neste anunciado são capazes de compreender o fenômeno que ocorreu na Bahia nos últimos 1O anos,talvez a antropologia ou quem sabe a psiquiatria pra responder o que os baianos fizeste com o caos na Bahia,com releição de Jaques Wagner e com eleição de Rui Costa.

    Agora, talvez,os baianos através da ciência da psicologia,vai dá uma resposta na
    eleição pra o próximo governador no próximo ano,é varrer literalmente do solo baiano o PT,assim como os baianos expulsaram de vez os portugueses do Brasil.

    Entretanto,os portuguese forram menos nocivos aos baianos do que o PT,o mesmo é sinônimo de trevas ou seja,o centro de resto de lixo atômico o que tanto faz mal
    a humanidade,é esta política que o PT sabe fazer.

    A política saudável para os baianos é o retorno da política que os gregos mais
    praticavam e seu fundador,o pensador,Aristóteles. 322 AC-384 AC.

  3. Observando que ACM Neto, acredito eu, que ele terá o apoio de Fernando Gomes, com 34 mil votos, Augusto Castro, com mais de 17 mil, Capitão Azevedo, com mais de 17 mil. Isso significa que Neto sai daqui muito bem.

  4. Professor Astromar,

    Rui Costa deu a palavra aos excedentes PM-BA 2012 que os convocaria e até hj …Veio com o argumento que o estado excedeu o limite de gasto(lei de responsabilidade Fiscal)Nesse quesito, o Estado não pode contratar,colocando por sua vez a segurança em segunda,talvez em terceira opção, não levando em consideração a indispensabilidade e essencialidade no aumento da segurança….Mas quando o coitado do PM vai reivindicar seus direitos por meio da greve,a primeira coisa que eles alegam para proibir e afetar a reivindicação é com a alegação de que a Polícia é um setor indispensável,essencial e por isso deve ser exercido em sua totalidade,mas para aumentar o efetivo,ele não observam essa essencialidade…..Vale ressaltar que O TCE/RN Deu parecer favorável ao prosseguimento do concurso para PM-RN independentemente do limite dE gasto imposto pela LRF.( http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/tce-autoriza-concurso-para-a-pm/339058 ) Segue o link acima da decisão…..Poderia muito bem o Governador brigar em favor de um parecer favorável desses….

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *