Tempo de leitura: < 1 minuto

Alunos do CEEP ocupam escola desde ontem.
Alunos do CEEP ocupam escola desde ontem.

Alunos do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (Ceep), antigo Polivalente, decidiram ocupar a unidade de ensino em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Gastos. A proposta limita gastos em todos os setores governamentais e, de acordo com especialistas, congela investimentos em saúde e em educação por 20 anos.

A PEC foi aprovada na Câmara dos Deputados e, agora sob o número 55, será analisada pelo Senado Federal. A previsão é de que o governo aprove a proposta com folgada maioria. Atualmente, mais de 1,1 mil escolas, universidades e institutos federais estão ocupados em todo o país.

O CEEP é o primeiro colégio do Ensino Médio a ser ocupado por alunos, em Itabuna, em protesto contra a PEC 241-55. Desde a semana passada, alunos da Universidade Federal do Sul da Bahia (USFB) ocupam a instituição. Ocupações também ocorrem na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e no Instituto Federal de Educação (Ifba), ambos em Ilhéus.

De acordo com estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as perdas no setor da saúde podem alcançar R$ 743 bilhões com a aprovação da PEC 241 / 55. O estudo foi divulgado em outubro (relembre aqui).

3 respostas

  1. O estudo não é do Ipea. É de dois pesquisadores que foram desmentidos pelo Ipea no dia seguinte. O instituto inclusive apoia a PEC.

    Um engano é dizer que as verbas serão congeladas por 20 anos. Não é bem isso. Elas serão reajustadas para 2017 e depois serão corrigidas sempre pela inflação do ano anterior, não “congeladas”.

  2. …..invadida por quem não gosta e nem quer estudar!
    Durma com um barulho desse!

    COLOCA O EXÉRCITO (!!!) NAS ESCOLAS, VAMOS VER QUEM FICA!

  3. Sou completamente contra a ocupação de escolas, aonde está o direito de quem quer estudar, sou aluno do CEEP e quero deixar aqui a minha indignação, estão aí a mando do sindicato dos professores, que estão a todo custo usando os alunos para protestarem contra o governo que aí está, hoje é contra a PEC e amanhã irão inventar outro motivo para justificarem as invasões, depois que a polícia usam da força para desocupar as escolas ficam acusando os policiais de serem truculentos.Se estão insatisfeitos com as derrotas que vem sofrendo sistematicamente na politica, que vão protestar em frente ao palácio do planalto.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *