skip to Main Content
16 de abril de 2021 | 02:21 pm

POR 61 A 14, SENADO APROVA “PEC DOS GASTOS”

Tempo de leitura: < 1 minuto
Manifestação em Brasília reuniu mais de 10 mil pessoas (Foto Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil).

Manifestação contra a PEC 55, a Chamada PEC dos Gastos, reuniu mais de 10 mil pessoas em Brasília nesta terça (Foto Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil).

Do El País Brasil

O Senado aprovou na noite desta terça-feira a Proposta de Emenda à Constituição que estabelece um teto para os gastos públicos. Por 61 votos a 14, o texto base da PEC 55 – antiga PEC 241 – foi aprovado na primeira votação, mas ainda passará por mais três sessões de discussão e mais uma votação.

A proposta, que prevê o congelamento dos gastos públicos por até 20 anos, foi aprovada em dois turnos pela Câmara antes de chegar ao Senado. Tornou-se prioridade do Governo Michel Temer que vê na medida a possibilidade de reequilibrar as contas públicas. Por outro lado, a proposta sofre oposição de parte dos especialistas e ativistas, que veem na regra ameaça a investimentos em saúde e educação.

Poucas horas antes de a sessão no Senado começar, milhares de manifestantes tomaram as ruas no entorno do Congresso para protestar contra a PEC e pedir pelo fora Temer. A Polícia usou bombas de gás para reprimir a manifestação, que seguiu pelo início da noite. Não há registros oficiais sobre feridos.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top