Tempo de leitura: 2 minutos

Jorge Barbosa, da CTB, cobra transparência e fim da caixa preta.
Jorge Barbosa, da CTB, cobra transparência e fim da caixa preta em Itabuna.

A qualidade do transporte público em Itabuna e o aumento da tarifa estão sendo questionados por movimentos estudantis e sindicais. Amanhã, às 15h, o DCE da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e o movimento Anel promovem caminhada em protesto contra o reajuste para R$ 2,40.
Hoje, a regional da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) promoveu ato na Praça Adami. A regional da CTB, entidade ligada ao PCdoB, cobra mais transparência e qualidade no transporte urbano no município.
Uma das reivindicações é que se abra a “caixa-preta” do sistema operado por duas empresas, a Expresso Rio Cachoeira e a São Miguel, em esquema de caixa único. Para a direção da CTB, “empresas de transportes urbanos que já atuam em Itabuna nunca se preocuparam em oferecer um serviço de qualidade”. Confira íntegra da nota no “leia mais”, abaixo.

POPULAÇÃO EXIGE: QUALIDADE E TRANSPARÊNCIA NO TRANSPORTE COLETIVO DE ITABUNA
Diante do iminente aumento da tarifa do transporte coletivo em Itabuna, a CTB Regional Sul Bahia vem a público exigir mais qualidade nos serviços oferecidos por estas empresas.
As empresas de transportes urbanos que já atuam em Itabuna nunca se preocuparam em oferecer um serviço de qualidade. Visam tão somente o lucro, nunca aplicado em prol de nossa cidade, servindo apenas para encher os cofres das matrizes, que se encontram em outros estados da federação. Convivemos com uma frota sucateada, com veículos lotados e sem segurança, com os rodoviários sendo superexplorados, com atraso e falta de informação em relação aos horários das rotas, não atendendo os usuários de forma digna, especialmente aqueles com deficiências especiais. Em determinados dias e horários a frota é reduzida em 40%, prejudicando ainda mais quem depende do transporte público. Para se ter uma ideia, Itabuna não possui um ônibus sequer com ar condicionado, ao contrário da vizinha Ilhéus.

14 respostas

  1. ESSE CARA É ENGRAÇADO FAZ MANIFESTAÇÃO É FILIADO AO PCDOB É LIDER NA CTB SABE COMO ACONTECEU TODA VOTAÇÃO DO CONSELHO DE TRANSPORTE ALGUÉM PODE ME EXPLICAR

  2. Reclamar das péssima condições dos ônibus é muito bom. Melhor ainda seria, se os mesmos estivesse reclamando das péssimas condições dos bairros, ruas e avenidas de nossa cidade. Ah! O que tem na caixa preta dos sindicatos e partidos políticos?!

  3. FICO A MIM PERGUNTAR PORQUE NAO ABRE LICITAÇOES PARA OUTRAS EMPRESAS NAO ABRIU LICITACOES PARA EMPRESAS DE LIXO?ABRE LICITACOES PARA EMPRESA DE TRANSPORTE URBANO,,,,KD O MINISTERIO PUBLICO DA CIDADE?

  4. Zelão, diz: – “Pero non muito amigos!”
    Porque será que os sindicatos e associações sobre o controle do PCdoB não se manifestaram contrários ao aumento das passagens, quando as planilhas foram enviadas ao Conselho Municipal dos Transportes? Porque será que esperaram o prefeito Vane se manifestar favorável ao aumento? Onde estava o secretário de Planejamento do governo – que só por acaso é o vice-prefeito e um dos “capa-preta” do PCdoB?
    Vane é quem vai pagar pelo desgaste político.

  5. O macaco não olha para o rabo!
    Os comunistas só vale transparência com o vizinho,para o mesmo não!
    Poderia exigir transparência no governo da Coreia do Norte,o ditador,Kim Jong,mandava para o paredão ou poderia exigir transparência no governo de Cuba,com certeza Raúl Castro mandava pra prisão,de lá só saíra no cachão.
    Os presos político cubano,o lula lalau comparou os mesmos,com os assaltante de banco presos nas cadeias do Brasil.
    Uma vez os comunistas no ministério do esporte,não montaram uma caixa preta,montaram um um mar de lama de corrupção. O Agnelo Queiroz e Orlando dias,disputaram titulo quem roubou mais o erário público e para completar,só tinha e tem comunista na folha de pagamento do ministério do esporte.
    Em termos de caixa preta,os comunista é a última voz do planeta que possa exigir transparência.
    Diz o velho adágio popular,macaco não olha para o rabo.

  6. Gostaria de fazer uma pergunta: Por que, mesmo com os incetivos fiscais dados pelo Governo, a tarifa de Itabuna precisa aumentar? O certo era diminuir, como fizeram algumas cidades, inclusive Capitais como Goiânia!
    Será que não tem alguém mamando ou querendo mamar no aumento?
    PERGUNTAR NÃO OFENDE!!!
    ESPERO RESPOSTAS

  7. Em itabuna você passa mais tempo no ponto de ônibus, o esperando, do que dentro dele pra chegar ao destino. Lembrando que os trechos não chegam a 20 km e passagem é R$ 2,20. Vai entender!

  8. Deu a louca no Jorgão. O partido dele (PCdoB), os sindicatos que eles integram estão comprometidos com o aumento de passagem, os vereadores Aldenes e Jairo também do partido não se posicionaram contra o aumento, nem questionaram a falta de transparência para o setor, estão todos amarados pelos interesses econômicos do poder e ele sai com essa tentativa de desviar o foco, como, se os empresários fossem os responsáveis pela regulação do setor. Vai procurar uma roupa para lavar, vai!

  9. A bola da vez é o aumento abusivo das passagens de onibus. Vamos nos unir p coibir coisas dessa natureza.Fazer barulho, mostrar indignação. Q bom : as manifestações voltaram… parecia q tudo estava bem; havia o imobilismo. Agora o assunto exige nossa colaboração.Abaixo o monopólio do transporte, a concorrencia é desejavel.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *