Tempo de leitura: < 1 minuto
Amostra de água é coletada para análise (Foto Divulgação).
Amostra de água é coletada para análise (Foto Divulgação).

Após exames laboratoriais, a Vigilância Sanitária de Itabuna informou que a água fornecida pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) está apropriada para consumo humano. As análises físico-químicas foram feitas em 10 amostras coletadas nos bairros Jorge Amado, Santo Antônio, Fonseca, Novo Fonseca e São Caetano, segundo a Vigilância.

De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, Antônio Carlos Carvalho, “não foram encontradas anormalidades nas amostras, que apresentam resultados físico-químicas e microbiológicos satisfatórios”.

FORTE ESTIAGEM

O município enfrentou problemas no abastecimento por quase um ano. A forte estiagem na região deixou os mananciais que atendem a Emasa (rios Cachoeira e Almada) praticamente secos, no período compreendido entre novembro do ano passado e agosto deste ano.

Em boa parte deste período, a água estava salgada, sofrendo o efeito da maré na estação de captação de Castelo Novo, em Ilhéus. Depois que os níveis dos rios voltaram ao normal, a água não estava sendo tratada adequadamente por causa da dívidas da Emasa com fornecedores dos produtos químicos.

Dezenas de carros-pipa foram acionados e 176 reservatórios d´água instalados em vários pontos de Itabuna no auge da seca, com investimentos dos governos local, estadual e federal. Moradores contrataram a “perfuração” de poços artesianos em todo o município, a maioria para revenda da água.

Uma resposta

  1. Vou lhe dizer um coisa bacana. Foi minha melhor época. Tomava banho de mar todos os dias sem precisar me expor a perigos como dirigir, embriaguez . Só faltou a areia. Quase que ia prá beira rio onde tem uma quadra de areia.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *