Tempo de leitura: < 1 minuto

inter-coisas-destaque-300x157

Do Meio & Mensagem

De olho no crescimento da internet das coisas (IoT), que conecta à internet eletrodomésticos, meios de transporte, artigos de vestuário e itens de segurança, entre outros, por meio de computadores e smartphones, o centro brasileiro de inovação Cesar lançou a plataforma KNoT, que promete interconectar plataformas de IoT já existentes.

As plataformas com soluções para IoT possuem, cada uma, protocolos específicos, que não costumam conversar entre si. Segundo comunicado, a proposta do KNoT, em operação desde 1º de janeiro deste ano, é disponibilizar uma infraestrutura para todas as etapas, desde o hardware, que pode habilitar a conectividade nas coisas, até o serviço de compartilhamento de dados, tradução de protocolos e disponibilização de bibliotecas para o desenvolvimento de aplicações.

De acordo com a empresa, o código do KNoT está disponível gratuitamente no site do projeto. A ideia é que outras empresas possam utilizar a solução para criar projetos próprios, além da Cesar utilizar a ferramenta para desenvolver suas tecnologias.

O KNoT já é utilizado pela Avantia Tecnologia e Engenharia, parceira da Cesar. Para o desenvolvimento da solução, a empresa ainda firmou parcerias com a plataforma de IoT Meshblu e WND, representante da Sigfox no Brasil. O projeto também conta com apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco e do Instituto Senai de Inovação.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *