Tempo de leitura: < 1 minuto

Emasa anuncia racionamento de água e captação em Castelo Novo.
Emasa anuncia racionamento de água e captação em Castelo Novo.
A pouca chuva que tem caído no sul da Bahia desde o início de dezembro afetou bastante o nível do Rio Almada na região onde é captada 75% da água que abastece Itabuna. A baixa vazão do rio em Ilhéus levou a Emasa a acionar a estação de Castelo Novo. E, ainda hoje, o presidente da empresa, Jader Guedes, anunciou racionamento com intervalos de até 15 dias no abastecimento.

Como a estação de Castelo Novo sofre o efeito da maré, o itabunense terá que torcer por mais (e consistentes) chuvas nos próximos dias. Do contrário, novamente sofrerá o drama da água salgada nas torneiras. Se não chover, nem mesmo o racionamento livrará o itabunense da água salgada.

Por enquanto, a mistura (blended) da água captada em Castelo Novo e no Rio Almada, em Rio do Braço, ainda deixa a água própria para consumo humano. Ano passado, no auge da seca, o itabunense recebia água com nível de salinidade 32 vezes acima do permitido.

0 resposta

  1. Mas o Prefeito Fernando Gomes de Oliveira disse em seu discurso, que com ele o povo de Itabuna não teria água SALGADA (salobra) nas torneiras. E AGORA FERNANDO? Prometeu TEM que CUMPRIR.

  2. Meu caro reporter, a EMASA anuncia racionamento de que? porque moro nesta cidade desde 1969 e não me lembro de ter visto em alguma ocasião agua nas torneiras por mais de 4 dias seguidos. Desde que aqui cheguei que vivo em estado perpétuo de racionamento, seria mais lógico avisar Emasa adverte para nova fase de agua salgada. Mas, o prefeito em sau campanha não disse que solucionaria o problema da agua em 3 dias? tá nahora kkkkkkk

  3. Por falar em Água, Seu PIMENTA poderia nos deixar informados de como está o andamento da obra da barragem em Itapé. Pois o ano eleitoral já passou, o fantasma do racionamento voltou e a população itabunense quer saber sobre a barragem que seria por um bom tempo a solução p o problema hídrico em nossa cidade.

  4. A barragem não vai resolver, sem chuva será mais uma obra sem utilidade , a solução seria captar água no rio de Contas, obra sempre é algo que agrada ao governo, dela sai as propinas que irrigam os cofres do partido do poder, de seus aliados e claro sempre sobra para o bolso dos canalhas

  5. Acho que o comunicado esta equivocado, como pode ter racionamento se não temos reservatório, só podemos racionar o que temos em um reservatório, a Emasa tem barragem para poder diminuir a oferta de água?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *