Tempo de leitura: 2 minutos

marco wense1Marco Wense

 

Alguns nomes já despontam para substituir Maria Alice no comando do DEM de Itabuna, como os do ex-vereador Solon Pinheiro e do advogado Cosme Reis, pai de Chico Reis, presidente da Câmara de Vereadores.

Matematicamente falando, diria que Fernando Gomes e Maria Alice vão sair do DEM como 2+2 são quatro. Politicamente, não sei por que continuam na legenda.

Ambos já declararam que o Partido do Democratas é coisa do passado. A secretária de Governo até que mostrou certo sentimento. O prefeito chutou o pau da barraca, como diz a sabedoria popular.

Estranho é a cúpula do demismo, sob a batuta de ACM Neto, ficar inerte diante de uma situação irreversível. O deputado federal José Carlos Aleluia, presidente estadual do partido, segue no mesmo diapasão.

Essa passividade, essa desaconselhável acomodação, lembra a expressão latina “Dormientibus Non Sucurrit Jus”. Ou seja, assim como no direito, o processo político não costuma socorrer os que dormem.

A falta de reação dos democratas passa a impressão de que estão desolados com a atitude de Fernando, que a legenda ainda mantém acessa a possibilidade de um entendimento.

Alguns nomes já despontam para substituir Maria Alice no comando do DEM de Itabuna, como os do ex-vereador Solon Pinheiro e do advogado Cosme Reis, pai de Chico Reis, presidente da Câmara de Vereadores.

Como a decisão do demismo é de fazer oposição implacável ao governo FG, hoje aliado do Partido dos Trabalhadores, a indicação do doutor Cosme Reis não é do agrado do enraizado fernandismo.

Maria Alice sempre foi uma dirigente partidária atuante, daquelas que não medem esforços para alcançar os objetivos. Continua sendo a fiel escudeira de Fernando Gomes e a “dama de ferro” do pupilo político.

Depois da derrota de Marcelo Nilo na eleição para presidir o Parlamento estadual, o PSL ficou desnutrido e já é carta fora do baralho para ser o próximo abrigo partidário do alcaide.

Com efeito, Nilo pode até perder o controle do PSL para o deputado estadual Nelson Leal. O ex-todo poderoso presidente da Assembleia Legislativa vive seu pior momento na vida pública. Vale lembrar que Nilo foi derrotado por Félix Júnior na disputa pelo comando do PDT.

O PSD do senador Otto Alencar, cada vez mais forte e, agora, tendo seus passos monitorados pelo PT, pode ser o mais novo refúgio de Fernando Gomes de Oliveira e seus seguidores.

A expectativa fica por conta de quando as lideranças do DEM vão acordar.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

0 resposta

  1. O DEM está se acabando segurando-se na bengala chamada ACM Neto. O PT, cada vez mais, mostrando seu alto grau inescrupuloso, tornando-de o cara de pau do ano ao abraçar Fernando Gomes (este indispensa tecer comentários). O medo também toma conta da legenda e o governador está pianinho com a possível candidatura de Otto que, a cada dia, vem mostrando mais força política para uma possível empreitada ao palácio de Ondina. Geraldo Simões vê na sua ética disfarsada uma possível ressuscitação (coitado). A candidatura de a Chico Reis a vereador ficou em a falta com o então deputado Augusto Castro que preferiu abraçar a causa de Marcos Alpoim. Talvez seja essa a causa que Cosme Reis tentará o comando do quase finado DEM, possivelmente para tentar lançar o filho, o atual presidente da câmara, a candidato a prefeito de Itabuna em 2018. Este é até um menino legal, mas pra representante municipal precisamos de mais representação do que um cara bacana, necessitamos de um GESTOR! Pobre política grapiúna. Reencarnem Thomas Jefferson, Leonel Brizola, Dr. Enéas Carneiro.

  2. Candidatura a Prefeito em 2020.Chico Reis estará mais experiente.Depoia de ter passado pela Diretoria de Patrimônio na PMI, Coordenação da 5 Ciretran, 2 mandatos como Vereador e atual Presidente da Câmara.Chico Reis é Formado em Administração com Ênfase em Finanças.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *