Tempo de leitura: < 1 minuto

Estádio Mário Pessoa foi palco da campanha campeã de 2006 do Colo-Colo (Foto Pablo Brandão).
Estádio Mário Pessoa foi palco da campanha campeã de 2006 do Colo-Colo (Foto Pablo Brandão).
Ilhéus comemora 50 de ascensão ao futebol profissional baiano em 2017. Em 1967, os cartolas decidiram colocar, de uma só vez, três times no Campeonato Baiano, o que acabou sendo considerado um erro até os dias atuais.

Com Flamengo e Colo Colo no certame de profissionais, o Vitória não quis ficar de fora. Foi o desacerto dos cartolas,que também erraram ao importar jogadores do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, sem aproveitar, naquela época, bons jogadores da terra. O dinheiro do cacau podia tudo.

Entre 1967 e 1969, os três times penaram. Depois, se fundiram sendo transformados em Ilhéus de Futebol e Regatas, com atuação profissional de 1970 a 72, quando foi retirado o time do campeonato por falta de condições técnicas e financeiras. Cerca de 20 anos depois, a cidade voltou a disputar o acesso com o Ilhéus Atlético Clube, nos anos de 90 e 91.

Mas a glória no futebol profissional veio com o Colo Colo, campeão baiano de 2006. O time, à época presidido pelo jornalista José Maria de Almeida Santana, o Joseph Marie, quebrou tabus: há quase 40 anos nenhum clube do interior do estado tinha vencido o certame estadual e Ilhéus ganhou seu primeiro titulo. Texto Luiz Conceição.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *