Tempo de leitura: < 1 minuto
Chiclete com Banana em uma das micaretas de Itajuípe (Imagem Eugênio Abreu).
Chiclete com Banana em uma das micaretas de Itajuípe (Imagem Eugênio Abreu).
Eugênio: viagem no tempo.
Eugênio: viagem no tempo.

Itajuípe e Chiclete com Banana eram sinônimos de grandes micaretas na década de 80. O município sul-baiano atraía gente de todo o estado para o carnaval fora de época. Com Missinho e Bel ainda sem bandana, a banda de axé se apresentava em cima de trios elétricos e arrastava multidão.

Esse período dourado da Velha Pirangi vem sendo recuperado por Eugênio Nobre numa rede social. Via Facebook, o músico também recupera grandes apresentações de músicos regionais – Banda Phase, Embalo 4 e por aí vai. E, ainda, tem show do impagável Genival Lacerda.

Abaixo, um pouco de Chiclete numa das mais famosas micaretas do interior da Bahia.

Para curtir mais, clique aqui.

9 respostas

  1. Bons tempos! cacau! muito cacau, ai veio a seca e a vassoura de bruxa e acabou com a região cacaueira que no passado ajudou e muito na construção pelo Governo do Estado a construção do POLO PETROQUIMICO em CAmaçari e ainda completava o pagamento da folha de pagamento do Estado, tudo isso com o dinheiro do imposto sobre o cacau. Hoje a região esta falida e sem nenhuma ajuda para erguer esta cultura que tanto ajudou ao Estado e a União. “pobre região rica” hoje digo pobre região falida. Por onde andam as autoridades e os politícos?

  2. Itajuípe, Micareta, Chiclete com Banana…e a visão antenada de Gilka Badaró, que à frente da prefeitura nos anos de 1980 soube gerir e impulsionar essa fórmula com muito sucesso.

  3. Bons tempos que nao voltam mais. Conheço de perto boa parte desse acervo, vem muita coisa ainda por ai. Parabens a Eugenio, que alem de musico, se tornou um auto-ditada em historia, e contribui com a memoria da cultura de Itajuípe. Apenas uma curiosidade – O Chiclete com Banana, nas suas primeiras andanças por Itajuipe, ficavam em casas alugadas no periodo. A rapaziada andava bicando nos botecos, comendo em Neres Restaurante, e certa vez todos os musicos, inclusive Bell entrou em minha casa logo pela manha pra tomar agua gelada. A quem diga, que a musica Tiete do Chiclete, que cita Itajuípe, quando a banda partia para o estrelato foi composta aqui em Itajuípe por Missinho sentado na escadaria da Igreja Matriz. A desepeito da pergunta do companheiro Sergio Oliveira, a ultima informação que tive, foi que Missinho era Taxista em Salvador, onde o tinha ponto na Rodoviária.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *