Tempo de leitura: 2 minutos
Biofábrica incentivará a plantação de cacaueiro.
Biofábrica incentivará a plantação de cacaueiro.

O Instituto Biofábrica de Cacau (IBC) deu início a uma série de ações da campanha Cacau: Fruto do Bem”. Durante maio, a campanha promoverá o plantio de cacaueiros em espaços públicos de Ilhéus e Itabuna, como escolas e áreas abertas.

Ao longo da última semana, em alusão ao Dia do Cacau, no domingo (26), a Biofábrica realizou diversas atividades, entre elas, uma audiência pública da Frente Parlamentar Ambientalista, presidida pelo deputado Marcelino Galo (PT), no parque fabril do instituto, em Banco do Pedro, Ilhéus. O evento, que ocorreu no dia 24, contou com as presenças de diversas autoridades.

“Aqui mostramos o impacto direto que a Biofábrica promove na reestruturação da base produtiva, principalmente do estado da Bahia. Ela é um equipamento público do estado e temos a certeza de que essa e outras ações são importantes para chamar a atenção para a representatividade da Biofábrica”, ressalta o diretor-geral do IBC, Lanns Almeida.

Outras ações voltadas para o incentivo à cultura do cacau ocorrerão ao longo do ano, como um workshop com feirão de mudas e intercâmbios entre agricultores de diferentes regiões do Brasil. Na última semana, dirigida pela equipe técnica da Biofábrica, a região cacaueira recebeu a visita de agricultores, quilombolas e técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater).

A parceria com o grupo mineiro começou com uma visita técnica da equipe do IBC às suas fazendas. “Agora viemos à Biofábrica para conhecer o sistema de produção de mudas e fazer um curso de enxertia. Trouxemos sete agricultores, dos municípios de Bandeira e Almenara, para aprender mais sobre o plantio de cacau, e também visitamos a fábrica de chocolate do Assentamento Terra Vista”, diz a coordenadora técnica da Emater, Joselaine Ferreira Lopes.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *