Tempo de leitura: 2 minutos
Equipe do Caua lidera ação em Ilhéus.
Equipe do CAUA lidera ação em Ilhéus.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo será comemorado no próximo domingo, 2 de abril. Neste sábado (1º), haverá mobilização em Itabuna e Ilhéus para celebrar a data. O tema deste ano é “Eu escolhi me importar. E você?”.

Em Ilhéus, o Centro de Apoio Universo do Aprender (CAUA) realiza caminhada pelas ruas do Pontal, às 17h. Na Praça São João Batista, haverá Mutirão da Cidadania e aulas de zumba e axé, a partir das 14h. A ação tem o apoio da Prefeitura de Ilhéus.

Já em Itabuna, a mobilização alusiva ao Dia Mundial do Autismo será na manhã deste sábado. A concentração para a passeata começa às 9h, no Jardim do Ó. A caminhada está prevista para as 10h, pela Avenida do Cinquentenário. A mobilização no município é coordenada pela Associação de Pais e Amigos do Autista de Itabuna (AMA).

IMG-20170330-WA0009O objetivo das ações em Ilhéus e em Itabuna é mobilizar a sociedade para conhecer melhor o transtorno.  As pessoas interessadas em participar da iniciativa podem adquirir a camiseta oficial ou irem vestidas de azul, cor que simboliza autismo, já que há maior incidência de casos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no sexo masculino. A camisa do evento em Itabuna está sendo vendida a R$ 25,00.

O QUE É O AUTISMO

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um conjunto de síndromes que afeta, principalmente, as áreas de comunicação, socialização e comportamento. Um autista não é igual ao outro e há vários níveis dentro do espectro, variando de casos muito leves a severos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que há mais de 70 milhões de autistas no mundo. No Brasil, a estimativa é de que existam mais de 2 milhões de pessoas dentro do espectro, sendo mais da metade ainda sem diagnóstico ou tratamento. A data comemorativa é celebrada desde 2008 com o intuito de desmistificar o transtorno, reforçar a importância do diagnóstico precoce e das terapias, além de divulgar os direitos que são garantidos por lei.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *