Tempo de leitura: 2 minutos
Representantes do município e do Judiciário durante assinatura de cooperação.
Representantes do município e do Judiciário durante assinatura de cooperação.

Justiça Eleitoral e Prefeitura de Ilhéus definiram um esforço conjunto para o cadastramento biométrico de mais de 135 mil eleitores. O prazo para cadastramento vence em 31 de janeiro do próximo ano.

Segundo a prefeitura, onze pontos de atendimento serão disponibilizados ao eleitor. Nove deles na Biblioteca Municipal Adonias Filho, no centro, e dois no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). O acordo de cooperação técnica e operacional foi assinado hoje (18). Além dos pontos de atendimento, a prefeitura disponibiliza 33 servidores e acesso à internet.

O evento de assinatura, na Biblioteca Municipal, ocorre hoje, com a presença do prefeito, Mário Alexandre, o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal Soub, o presidente da Câmara de Vereadores, Lukas Paiva e os secretários municipais Bento Lima (Administração0) e Alcides Kruschewsky (Comunicação Social), além do controlador-Geral do Município, Alex Souza.

A partir de hoje (18) e até o prazo final, estabelecido pela Justiça Eleitoral, para 31/01/2018, a ação visa efetivar os 135.635 eleitores do município aptos a votar. O período serve também para as pessoas regularizarem os seus títulos de eleitor suspensos por diversos motivos.

Ilhéus possui duas zonas eleitorais, classificadas como 25ª e 26ª.  Estiveram também presentes ao ato de assinatura do acordo, os juízes da 25ª, Guilherme Vieito Barros Júnior, e da 26ª Zona Eleitoral, Thea Cristina Muniz Cunha, além dos seus respectivos chefes de cartório, Sayonara Santos Barbero e Ariston Silveira.

Os juízes destacaram que, sem a ajuda da Prefeitura, não seria possível a realização do serviço, bem como frisaram a disponibilização de colaboradores e toda a estrutura cedida para viabilizar a adesão dos eleitores ao novo e obrigatório sistema de recadastramento biométrico.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Biblioteca Municipal, e das 8h às 15h30min, no SAC. Além desses postos de atendimento, o recadastramento pode ser feito no Fórum Eleitoral, localizado à Avenida Governador Roberto Santos, s/n, bairro Esperança, em frente ao Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, diariamente, também das oito da manhã às três e meia da tarde.

Para o processo, é necessário apresentar original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência atual emitido há no máximo três meses, em nome do eleitor ou de parente. Vale lembrar que homens com idade entre 18 e 45 anos devem também levar comprovante de quitação com o serviço militar. O procedimento consiste em coletar as digitais, fazer registro fotográfico, colher assinatura digital e revisar dados cadastrais do eleitor.

As pessoas com direito a voto facultativo, como jovens com 16 e menos de 18 anos, não alfabetizados e maiores de 70 anos de idade, também são obrigados a realizar a biometria. Depois de extrapolado o prazo de recadastramento, o título de eleitor será cancelado.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *