Tempo de leitura: 2 minutos
Ato em memória de Galdino ocorreu nesta noite, em Brasília (Foto Marília Marques/G1).
Ato em memória de Galdino ocorreu nesta noite, em Brasília (Foto Marília Marques/G1).
Galdino foi morto, de forma cruel, por 5 jovens em Brasília.
Galdino foi morto, de forma cruel, por 5 jovens em Brasília.

Indígenas de todo o país e representantes de entidades de defesa dos direitos humanos realizaram um ato ecumênico na noite desta quinta-feira (20), para lembrar os 20 anos do assassinato do índio pataxó Galdino Jesus dos Santos. Ao som dos maracás e à luz de velas, os indígenas fizeram um círculo ao redor do marco na Praça do Compromisso, na 703/704 Sul, em Brasília.

Wilson Jesus de Souza, sobrinho de Galdino disse que a memória do tio, morto por quatro jovens em 1997, “continua viva”. Todos os anos Wilson participa dos atos e destaca que esta “não é uma comemoração”. Ao G1, o sobrinho de Galdino falou que até hoje está em busca de “mais justiça” para que não aconteçam outros casos semelhantes.

Durante o ato ecumênico, indígenas entoaram cantos pataxós, poesias e gritaram palavras como “Galdino vive!”. A procuradora-geral da República, Débora Duprat, compareceu ao ato e lembrou que em abril de 1997, estava à frente da pasta do Ministério Público Federal, na época, responsável pelas populações e comunidades indígenas tradicionais.

“Nós aguardávamos o índio Galdino para uma audiência, foi quando soubemos da morte dele”. A procuradora-geral diz que passados 20 anos da morte, “o atual cenário é ainda mais complicado”. Leia a íntegra

0 resposta

  1. Um índio preservado em pleno corpo físico
    Em todo sólido, todo gás e todo líquido
    Em átomos, palavras, alma, cor
    Em gesto, em cheiro, em sombra, em luz, em som magnífico
    Num ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico
    Do objeto-sim resplandecente descerá o índio
    E as coisas que eu sei que ele dirá, fará
    Não sei dizer assim de um modo explícito

    Virá

    E aquilo que nesse momento se revelará aos povos
    Surpreenderá a todos não por ser exótico
    Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto
    Quando terá sido o óbvio

    Caetano Veloso

    GALDINO PATAXÓ PRESENTE!

  2. Ação criminosa caracterizada pelo homem,que envergonha o próprio homem de caráter universal,contudo, uma boa nova vem de lá de onde ocorreu esta tragédia com este ser humano.

    “o Supremo Tribunal Federal vai destravar o pedido de Impeachment do Dr.Michel Temer” muito bom,o mesmo se alinhou com bandidos bandidos passou a ser,todavia sobre sucessão do cargo maior,honrado exemplo para cada um cidadão e cidadã ter respeito pelo presidente do País.

    Um situação momentânea,que não existe na seara político nome que agrega valores
    simples que ser honesto,integro ótimo caráter possa encontrar,ou melhor seria dizer que é raríssimo encontrar,mas penso que existe.

    Diante de tanto corrupção implantada pelo PT tendo uma ancora do meliante Lula da Silva,popularmente vulgo Lula Lalau e sua cúmplice Dilma Ladra,ambos criaram
    uma rede de corrupção que a prostituição do Brasil seria melhor do que ser um País de bandidos e ladrões.

    Que um Ministro da Suprema Corte do Brasil assuma o poder executivo e no próximo
    ano o povo brasileiro vai as urnas para escolher um bom nome,ou seja um homem ou uma mulher proba a ocupar o maior e honrado cargo de presidente do Brasil.

    Penso que a vítima da monstruosidade do ser humano diante de outrem pensa desta maneira deste comentarista,que acabar com a corrupção e violência no Brasil,será a maior homenagem e outros irmãos não venham serem vítimas dos próprios irmãos pelo qual será motivo de orgulho e nunca vergonha.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *