Tempo de leitura: < 1 minuto
Mudas de espécies variantes do Pau-brasil foram plantadas em frente à FICC.
Mudas de espécies variantes do Pau-brasil foram plantadas em frente à FICC.

Com o plantio de cinco mudas variantes, na Praça Laura Conceição, centro, a Ceplac, a Fundação Itabunense de Cultura (FICC), a Fundação Pau Brasil e o Instituto Biofábrica de Cacau deram início, hoje (3), às comemorações do mês dedicado ao Pau-brasil. As variantes plantadas são pau-brasil folha de arruda, arrudão, arrudinha, folha de café e folha laranja.

O coordenador do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) da Ceplac, Raul Renée Vale, disse que desde a década de 60 a preservação da árvore símbolo nacional se mantém no Sul da Bahia, região endêmica do Pau-brasil, onde em Porto Seguro a Ceplac adquiriu área de mais de 1.140 hectares. Além disso, deu início a projeto de identificação de matrizes da planta, coleta de sementes, geoprocessamento e localização de morfotipos de Pau-brasil.

Na solenidade na FICC, aberta com a execução do Hino do Pau-brasil, seguida de pronunciamentos do secretário municipal de Sustentabilidade e Meio Ambiente, John Vinicius Nascimento, presidente da FICC, Daniel Leão, do pesquisador da Ceplac Dan Lobão, além de ambientalistas, se falou da necessidade de preservação não só espécie como da Mata Atlântica e dos recursos ambientais.

Uma resposta

  1. Quando o governo passado resolveu cortar todas as árvores que ficavam ao redor do centro de cultura adonias filho. Ni nenhum órgão do meio ambiente falou nada.agora vem fazer plantação de pau Brasil.devia plantar era peroba.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *