skip to Main Content
31 de outubro de 2020 | 01:27 am

MARATONA INCENTIVA LEITURA ENTRE ESTUDANTES E FAMÍLIAS

Tempo de leitura: 2 minutos
Atividade estimula paixão pela leitura em Ilhéus.

Atividade estimula paixão pela leitura em Ilhéus.

O Instituto Pró-Livro fez uma pesquisa, em 2016, entre 5 mil pessoas a fim de mapear os hábitos de leitura da população brasileira. O resultado é que 56% das pessoas afirmavam ler, pelo menos, um livro nos últimos três meses. A Bíblia foi apontada como a obra literária mais lida, sendo citada por 42% dos entrevistados. Entre os voluntários, 28% declararam que não gostavam de ler. E um estudo recente do instituto britânico NOP World Culture Score Index classificou o Brasil na 27ª posição no ranking de leitura entre 30 países.

As explicações dadas para a falta de hábito da leitura são diversas, mas a vencedora é a falta de tempo. Essa pouca ou a ausência de familiaridade com a literatura é refletida no levantamento feito pelo Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa. Em pesquisa realizada no ano de 2015, foi constatado que um em cada quatro brasileiros é considerado analfabeto funcional. Apenas 8% são capazes de compreender textos simples e se expressar plenamente. Foram entrevistadas 2.002 pessoas entre 15 e 64 anos das zonas urbana e rural de todas as regiões do Brasil.

A Escola e Brinquedoteca A Casa Amarela, em Ilhéus, promove uma maratona de leitura que envolve alunos e familiares. A “Maratona de Leitura” é voltada para os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental e propõe momentos diários de leitura com participação da família.

Cada obra lida é registrada em um calendário que, ao final do mês, as crianças irão compartilhar na sala de aula e falar a respeito de suas experiências. De acordo com a diretora pedagógica da Casa Amarela, Sara Lemos, a “Maratona de Leitura” não foi criada para ser uma competição ou algo enfadonho.

– Nossa ideia é motivar os estudantes e suas famílias a terem um momento diário de leitura conjunta. A intenção é que seja um ato de lazer que faça parte da rotina, assim como a televisão, a internet e jogos eletrônicos – explicou, apontando que estão entre as opções de gêneros textuais conto, fábula, piada, gibi, receita, trava-língua, bíblica, notícia e poesia.

Além da “Maratona de Leitura”, a Casa Amarela desenvolve a atividade da “Ciranda do Livro”. Todos os estudantes, desde o Grupo 01 (composto por bebês de 1 ano), levam para casa um livro na sexta-feira e, na terça-feira da semana seguinte, há um sorteio em sala para que um dos integrantes da turma fale a respeito da obra que foi lida. Assim, os pequenos leem e também são estimulados a expressar o que compreenderam.

Para a diretora pedagógica da Casa Amarela, o incentivo à leitura fora do ambiente escolar é essencial para o fortalecimento do pensamento crítico-reflexivo das crianças. “Queremos que eles percebam os diferentes elementos dos textos e discutam o que foi lido. A intenção é despertar um prazer que seja mais do que um hábito”, complementa a pedagoga Sara Lemos.

Este post tem um comentário
  1. Que coisa mais fantástica de se ver,são estes seres desvendando o mundo,nem imaginam que terão longos caminhos a percorrer no fantástico mundo da leitura,mas é só inicio desta caminhada.

    Que as bençãos do altíssimo abençoem grandemente todas as crianças do planeta e ele que disse,”ninguém vem ao pai se não voltar a ser criança” Senhor Jesus!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top