Tempo de leitura: < 1 minuto
Prefeitura obteve nota 10 em estudo feito no período de junho a dezembro do ano passao.
Prefeitura obteve nota 10 em estudo feito no período de junho a dezembro do ano passado.

O governo baiano e a Prefeitura de Itabuna obtiveram nota 10 em transparência em levantamento nacional realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), o Escala Brasil Transparente (EBT), feito no período de junho a dezembro do ano passado.

O levantamento da CGU, hoje transformado em órgão do Ministério da Transparência, analisou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação em 2.328 municípios, nos estados e no Distrito Federal. Itabuna obteve nota 10, assim como Antas, Guanambi, Matina e Parapiranga.

O estudo da CGU que determinou a nota de cada estado e município avaliou informações prestadas nas áreas de Assistência Social, Educação, Saúde e regulamentação da Lei de Acesso à Informação, bem como verificação se os sites oficiais estavam dentro dos padrões determinados pela mesma Lei.

“Há dois anos nos mantemos entre os primeiros estados com nota máxima no que se refere ao cumprimento de Lei de Acesso à Informação [LAI]”, destacou o ouvidor-geral do Estado, José Maria Dutra.

Os questionamentos aos municípios, estados e Distrito Federal foram feitos por servidores da CGU sem que eles se identificassem. As notas atribuídas são numa escala de 0 a 10.

O ex-prefeito Claudevane Leite não foi localizado para comentar o desempenho registrado pelo levantamento durante a sua gestão (2013-2016). O atual governo não se pronunciou, publicamente, quanto ao resultado.

8 respostas

  1. Esta informação terá pouca divulgação porque foi no governo passado e o que temos visto até aqui são apenas tentativas da atual administração de provar que tudo daquele governo foi errado e que aconteceram muitos roubos.

  2. Vale lembrar que que essa nota 10 se refere ao final do governo VANE, não o governo atual, que terá que provar pra os grapiúnas poque “foram me chamar”. VANE NÃO foi um prefeito dos holofotes, mais foi um administrador discreto e que apresentou até certo ponto, uma forma simplória e trivial de fazer o dever de casa . Na verdade ele e sua equipe nem cheirou e nem fedeu e será mais um administrador que será esquecido com o tempo.
    Alguns de seu governo (governo Vane) continuam no governo atual ( Fernando Gomes), pai politico de Vane dando continuidade a mesmice…. Para Itabuna até agora não Há novidades! ah ! retifico só o Carnaval e a tradicional Lavagem do beco do fuxico.

  3. Pena que não poderemos dizer o mesmo da atual gestão, que pouca atenção tem dado à transparência municipal. Espera-se que haja fiscalização e punição em relação a isso!

  4. O Ex Prefeito de Itabuna Vane Sempre terá meu respeito! Um verdadeiro Gestor sem o reconhecimento de um povo acostumado ser saqueado!!!! Parabéns Vane!!!

  5. Há algo nebuloso nesta informação a respeito de transparência,primeiro não tem solidez nesta informação: é notório que Vane numa de suas contas não foi aprovada pelo tribunal de Conta dos municípios,embora o órgão sem nenhuma credibilidade.

    Igualmente a CGU que a mesma conduzida pelo Dr.Jorge Hage filho de Pirangi,este nada fiscalizou a respeito dos e contas superfaturadas e desvias de Lula Lalau e Dilma Ladra em todos órgão da Fazenda Pública da União.

    Exemplo no quintal de Pirangi,terra do Sr.Jorge Haje,”Petrobrás criou empresa de fachada para construir gasoduto superfaturado de mais 18OO% em Itabuna-Ba. Fonte
    o Globo. O4/ O1/ 2O15.

    Portanto,o Brasil vive no ápice da corrupção e o Vane o pior prefeito de todos os tempos de Itabuna e tantas informações mentirosas frutos da implantação pela corrupção que nestes 14 anos foi a marca do PT e Vane é PT,o que os taboquenses
    quer saber, quanto que Vane gastou para implantar esta faça?

    “A mentira é tão nebulosa o quanto as águas do Rio Cachoeira são cristalinas”
    Autor desconhecido.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *