skip to Main Content
4 de agosto de 2020 | 04:49 am

CNPq CONCEDE TÍTULO DE PESQUISADOR EMÉRITO A RICARDO KALID

Tempo de leitura: 2 minutos
Kalid recebeu título de professor emérito pelo CNPq (Foto UFSB).

Kalid recebeu título de pesquisador emérito pelo CNPq (Foto UFSB).

O professor Ricardo Kalid, da Universidade Federal do Sul da Bahia, recebeu o título de Pesquisador Emérito pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A escolha foi feita pelo Conselho Deliberativo do CNPq em reconhecimento à contribuição do professor Kalid para a área das Engenharias e à sua carreira acadêmica e profissional. A solenidade, realizada no último dia 9, na Escola Naval, teve a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e do presidente do CNPq, Mario Neto Borges.

O título de Pesquisador Emérito foi instituído em 2005 e é concedido anualmente ao pesquisador brasileiro ou estrangeiro, radicado no Brasil há pelo menos 10 anos, pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu prestígio junto à comunidade científica.

Além do diploma de Pesquisador Emérito do CNPq, o cientista agraciado recebe o direito a passagens e até seis diárias para participação em congresso científico no país ou no exterior, de sua escolha, que poderão ser utilizadas até 2018.

O pesquisador premiado também pode solicitar que o valor equivalente às diárias e passagens seja utilizado para custear despesas com pesquisador visitante, aquisição de insumos ou em atividade relacionada com a pesquisa científica e tecnológica.

Graduado e mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e itabunense, Kalid é doutor em Engenharia Química pela USP (Universidade de São Paulo), além de decano pro tempore do Centro de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação da UFSB. Ele acumula prêmios de inventor pela UFBA (2009) e pelo IFBA (2011).

Esta publicação possui 3 comentários

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top