Tempo de leitura: 2 minutos

Claudiana aponta tecnologia como ponte para sucesso das pequenas empresas (Foto Maurício Maron).
Claudiana aponta tecnologia como ponte para sucesso das pequenas empresas (Foto Maurício Maron).
A possibilidade de transformar ideias em negócios, ou até mesmo de atualizar os conhecimentos em inovação e tecnologia, levou estudantes e profissionais da área ao Centro de Convenções, em Ilhéus, nesta quarta-feira (17), para a abertura da 1ª edição da Nave de Inovação Bahia Sustentável (Nibs). O evento segue até sexta-feira (19), com uma série de palestras sobre e-commerce, startups, eSports, Hackathon, Chocotech, dentre outras.

Ao mesmo tempo, acontece a 3ª edição do Google I/O Extended, uma conferência internacional de tecnologia, que é transmitida da sede do Google na Califórnia, Estados Unidos. Para o gestor do site Agui no Guia, Roberto Carvalho, o momento será uma grande oportunidade para aprender e atualizar as ferramentas disponíveis na Internet. “Esse é o evento mais importante do ano, para minha área de atuação”, revelou o profissional.

Com a mesma expectativa, o estudante de Ciências da Computação da Uesc Giovanne Almeida participou das primeiras atividades do evento. Ele, que é desenvolvedor de aplicativos de Android, chegou ao evento com muitas ideias e a proposta de abrir uma empresa de produção de sistemas, em conjunto com um grupo de colegas. “A ideia é criar um sistema para os profissionais autônomos divulgar seus serviços, através da plataforma mobile e desktop”, explicou o jovem.

Essas e outras iniciativas estarão sendo compartilhadas no Nibs, que para a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, representa consolidação da região como um sistema de inovação e tecnologia. De acordo com ela, o evento irá “facilitar às micro e pequenas empresas darem um salto nos negócios”.

Na visão do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Vivaldo Mendonça, o evento amplia um novo ciclo de inovação e tecnologia na região. “Esse evento é a consolidação do que a integração institucional é capaz de construir, quando o setor público, o setor privado e a sociedade se unem em torno de uma estratégia para oportunizar o conhecimento”, destacou.

REVOLUÇÃO DIGITAL

Ao falar sobre a revolução digital em sua palestra, o presidente do Instituto Campus Paty, Francesco Farruggia, apresentou aos jovens, inúmeras possibilidades para empreender as ideias inovadoras. Aliado a isso, ele destacou o papel do Sebrae no fomento a essas inovações e ressaltou o empenho do Poder Público para a criação de políticas públicas com o objetivo de fortalecer o segmento de startups.

O evento tem a parceria do Sebrae, Instituto Nossa Ilhéus, MVU – Promoções e Eventos, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura de Ilhéus, Uesc, Costa do Cacau e Associação de Turismo de Ilhéus.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *