Tempo de leitura: 2 minutos
Jabes diz em nota que não conhecia situação de escola (Foto Pimenta/Arquivo).
Jabes diz em nota que não conhecia situação de escola (Foto Pimenta/Arquivo).
Escola funcionava em barraco sem banheiro nem água
Escola em barraco sem banheiro nem água.

O ex-prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro (PP) emitiu nota pública, nesta quinta (25), para afirmar que não sabia da situação da escola de Piaçaveira, no Japu, em Ilhéus, e que foi mostrada, no Fantástico (Rede Globo), há quase duas semanas. “Vi, com tristeza, o programa do Fantástico e também fiquei indignado com a situação física da escola”, afirma, em nota.

O ex-prefeito pede desculpas pela “falha” de suas administrações. A escola existia há 25 anos, período em que ele comandou Ilhéus por três mandatos. No período, Jabes governou Ilhéus por três mandatos (12 anos).

Jabes usa a nota para citar o prefeito e o vice-prefeito de Ilhéus. “Quero crer que o governo anterior ao nosso, que tinha como vice-prefeito Mário Alexandre e José Nazal como secretário, também não tinha conhecimento dessa indignidade”, anotou.


Confira a íntegra da nota

Amigas e Amigos de Ilhéus.

Como é do conhecimento de todos, estou dedicado inteiramente ao tratamento para recuperação de minha saúde.

Tenho acompanhado, pelo noticiário, os últimos acontecimentos ligados à nossa cidade.

Vi, com tristeza, o do programa Fantástico e também fiquei indignado com a situação física da escola de Piaçaveira, na área rural. As explicações que me deram é que se tratava de imóvel particular e, portanto, a Prefeitura não poderia fazer investimentos.

A verdade é que eu não tinha conhecimento pleno dessa realidade. Mas isso não é suficiente. E aqui peço sinceras desculpas em nome do governo pela falha.

Essa triste realidade se arrasta há anos, perpassando várias administrações. Quero crer que o governo anterior ao nosso, que tinha como vice-prefeito Mário Alexandre e José Nazal como secretário, também não tinha conhecimento dessa indignidade. Mesmo agora, é razoável que o atual governo não soubesse da gravidade, pois, se assim fosse, não autorizaria o início do ano letivo no local.

Nossa administração, nos últimos quatro anos, reformou ou ampliou quase cem unidades escolares, na sede e no interior. A Escola do Salobrinho, por exemplo, que construímos com recursos próprios, possui 12 salas de aula, salas de diretoria, coordenação, secretaria, professores, almoxarifado, biblioteca, auditório, laboratório de informática, grêmio estudantil, cozinha, refeitório e pátio coberto.

Instalamos aparelhos de ar condicionado no IME central e, no plano pedagógico, recuperamos e atingimos o índice do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – para o Ensino Fundamental. Sempre atuamos com atenção prioritária à área da Educação.

Sei que há muito para ser feito. Como cidadão ilheense, espero que o atual governo – que recebeu a Prefeitura em melhores condições das que recebi em 2013 – possa avançar em benefício da nossa gente e, em especial, da juventude.

Jabes Ribeiro.

23 respostas

  1. A CASA CAIU JABES
    E TUDO TÁ DESABANDO. ACABOU O SEU PODER..
    AGORA SÓ TEM DE FICAR AGORA SE DESCULPANDO .
    ATÉ OUTRAS NOTÍCIAS SEREM PUBLICADASEGUIDOS.
    QUEM PLANTA COLHE.

  2. Seria o cúmulo do absurdo o Sr. Jabes Ribeiro informar que não sabia dessa situação do colégio do japú e outros mais, ele é o grande e único responsável pela essa e atual situação de Ilhéus, passou praticamente 20 anos no poder e não fez nada para nossa cidade. Saio todos os dias para trabalhar e vejo minha cidade parecendo um lixo ao céu aberto, que pena, de beleza natural, Ilhéus é uma das cidades mais bonitas, poderiam ser uma potência no turismo, mais o que vemos é um descaso, se não fosse a matéria no fantástico ele nunca falaria nada, muito menos pedir desculpa. Fico indignado com tudo isso, por favor voltem em qualquer outra pessoa menos no grupo de Jabes. Não sou partidário.

  3. Não sou jabista , também não sou antijabista como
    percebo nos comentários acima.
    É inegável que o seu governo falhou nessa questão,
    mas o anterior também e se não fosse o Fantástico,
    tudo continuaria da mesma forma pois as aulas já tinham
    começado na aludida escola.
    Reconheço o trabalho de Jabes nos Morros e na cultura
    de minha cidade.
    Temos que ser justos.

  4. Jabes contribuiu muito para a recuperação das finanças do municipio e mesmo nos erros os reconhece. a prefeitura está cheia de cabos eleitorais de diversas cidades travestidos de técnicos e os resultados é uma cidade paralisada.

  5. Ainda acredito sem apaixonite que Jabes é o político mais preparado desta cidade, cide o amadorismo de marão que se instalou na pmi. cidade que nem semaforos, lâmpadas e buracos são consertados.

  6. Jabes demonstra maturidade com essa nota pública. Não tem como o prefeito saber detalhes da situação de 200 escolas, 50 unidades de saúde e mais 50 prédios diversos. A nota é clara e lúcida. Somente os ferrenhos opositores não entendem assim. Daqui a um ano vai ter muita gente que votou contra pedindo, pelo amor de Deus, a volta de Jabes ou alguém do seu grupo.

  7. Parabéns pela iniciativa de assumir o erro. O que vi após a exibição da matéria no Fantástico foi só um prefeito aproveitador, que teve a oportunidade de fazer algo em relação a escola antes mesmo da reportagem ser exibida. Realmente, não custa lembrar que o atual prefeito já esteve no poder e não conseguiu erguer uma escola sequer quanto mais reformar.

  8. É impressionante que a culpa é sempre de Jabes Ribeiro, mais impressionante ainda é que tudo que se tem e se vê na cidade foi feito, inaugurado ou criado na gestão dele. Se não fosse competente não teria 20 anos de administra pública. Parabéns pela retração, isso mostra humildade. Desejo boa recuperação e saúde.

  9. Vi a reportagem, observei que tinha menos de meia dúzia de crianças e de várias idades. A pergunta é : não existe um quantitativo adequado para funcionamento de uma escola, independente do local dessa? Pelo que sei um escola foi inaugurada próximo dessa localidade, salobrinho. Mas, ninguém noticiou.

  10. Larguem de falar balelagem. Durante esses 20 anos já se passaram várioestreitos na cidade de Ilhéus ,agora o único que olha pelo povo vcs fazem isso. Ilhéus tem realmente o que merece.

  11. E outra coisa, a melhor gestão tá ai ,a de Marão e sua mãe Ângela que nada fizeram por ilhéus ,Marão como e a mãe como deputada nunca trouxe uma areia para ilhéus ,agora Jabes não presta né?quero ver vocês clamando pela vomita dele.

  12. Todos nós temos o direito de nos retratar,até por que o prefeito é um só, não tem como vc tratar a cidade toda em 4 anos. Pode a tcontecer sim isso ai de jabes, larguem de ser hipocrita, cuspir no prato que comeu, jabes foi o único prefeito que fez por ilhéus . cam

  13. O JABES ESTA GOVERNANDO ILHÉUS A MAIS DE 16 ANOS E A CIDADE É UM CAOS EM TODOS OS ASPECTOS, E NUNCA VAI ADIANTAR APARECER UM PREFEITO MAIS HONESTO DO MUNDO QUE NÃO CONSEGUIRA ADMINISTRAR A CIDADE QUE DIRANTE ANOS FOI SAQUEADOS OS COFRES PÚBLICOS POR ELE E SEUS ASSECLAS , OS PRECATORIOS LARGADOS POR ELES É IMPAGÁVEL

  14. Esse é sem dúvida um dos maiores escroques do cenário politico baiano. Essa raposa velha da política vem sucateando essa cidade há anos. Tive o desprazer de trabalhar como professor da zona rural em dois de seus mandatos e sei bem do seu total descaso com a educação.

  15. Em cenário político de descrença no poder publico , estamos vivendo um sentimento de total falta de esperança!!! , E mesmo não estando mais na gestão do município , vir a público com pedido de desculpas se expor!! É no mínimo um ato de coragem, compromisso e responsabilidade. Parabéns pelo gesto altruísta!!!

  16. A cara de pau não tem limites…e a “inteligência” dos defensores também. Se o brasileiro fosse os dinossauros, votariam no meteoro.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *