Tempo de leitura: 2 minutos
Agricultoras familiares participam de evento regional.
Agricultoras familiares participam de evento regional.

Cerca de 200 mulheres de 30 municípios dos Territórios de Identidade Litoral Sul, Baixo Sul, Médio Rio de Contas, Vale do Jequiriçá e Costa do Descobrimento participam em Ilhéus, do Encontro de Agricultoras Familiares da Região Cacaueira. O evento promovido pela Ceplac, com o apoio do Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, tem como  objetivo  o fortalecimento da organização das agricultoras e a execução de projetos produtivos possibilitem a geração de trabalho e renda e o empoderamento da mulher.

Célia Watanabe, superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) Bahiater, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural, afirma que “essa parceria entre o Governo do Estado e a Ceplac busca integrar as  ações e ampliar os projetos de apoio à agricultura familiar”. “É fundamental dar visibilidade ao trabalho das mulheres na área rural, inclusive incentivando a comercialização dos produtos, agregando renda às famílias”.

Para Maria de Lourdes Novaes Schefler, da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, “a atuação da mulher é indispensável na agricultura  e nesse contexto é preciso que ela possa assimilar novos conhecimentos para diversificar e ampliar a produção, consciente de seu papel na família e na sociedade”.

LIGAÇÃO ESTREITA COM A TERRA

A programação inclui um painel sobre “O trabalho da mulher na agricultura familiar”, orientações sobre o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), segurança alimentar e nutricional e minicursos de flores tropicais/arranjos florais, meliponicultura, aumento da produtividade na cacauicultura, produção de chocolates artesanais e compostagem orgânica na produção de hortaliças.

Célia Evangelista Santana,  coordenadora da Câmara Temática da Mulher no Território Litoral Sul, destaca que “a mulher tem uma relação estreita com a terra, a produção de alimentos que garante a vida. Essa capacitação é importante pra fortalecer a agricultura familiar, conhecer nossos direitos e fortalecer a cidadania”.  “Queremos melhorar a qualidade de vida no campo. Nós trabalhamos com hortas e produção de cacau e já temos uma área destinada a produtos orgânicos. A mulher tem um papel fundamental no desenvolvimento do setor rural e essa troca de experiências traz benefícios para todas”, ressalta Maria da Conceição de Jesus, da Associação dos Produtores Agrícolas União e Trabalho, de Ilhéus.

Durante o encontro, que termina nesta quarta-feira, também acontece uma exposição de produtos da agricultura familiar, com destaque os chocolates finos produzidos pela Associação dos Produtores do Vale do Jequiriçá, que este ano estarão presentes no Festival Internacional do Cacau e do Chocolate, que acontece no mês de julho, em Ilhéus.

Uma resposta

  1. Não há fortalecimento do cacau na ideologia do PT,o mesmo é uma farsa no que se trata do fortalecimento da Região Cacaueira,nestes 14 anos poderia perdoar ou anistiar os produtores de cacau e liberado da responsabilidade.

    O fortalecimento da economia e geração de riqueza retornaria e o próprio governo e os produtores se fortalecia e todos ganhavam,emprego e as famílias ao campo retornaria e retornaria os tributos aos cofres do Estado e todos ganharia.

    Mas o PT trilhou pelo caminho da prostituição,perdoou dívida de 12 países que são governados por ditadores,ladrões e prostituindo suas populações causando prejuízo ao Brasil mais de três bilhões de dólares.

    Doou alimentação toneladas e o povo brasileiro passando fome,doou refinaria ao
    maior traficante de drogas do mundo Evo Morales,enfim,o Brasil na miséria e Lula
    e Dilma entregando as riquezas do Brasil que foram séculos de trabalho para amealhar.

    O quanto a Região Cacaueira ficou as traças e todos na miséria e a seita de bandidos do PT dando esmola e se auto intitulando que enricou a Região Cacaueira
    doando a esmola de R$ 115 reais a cada família e as mesmas são proibida de trabalhar se não perde a esmola,é essa política fascista de mequetrefes.

    “Se queres sair da miséria Região Cacaueira e Brasil,mande para o inferno a legião do mau,assim como o Sr.Jesus mandou aqueles porcos infestados da legão
    petistas” Autor desconhecido.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *