Tempo de leitura: 2 minutos
Justiça ouve Jamil em ação sobre desvio de dinheiro.
Justiça ouve Jamil em ação sobre desvio de dinheiro.

A justiça ouve nesta segunda-feira (24), no Fórum Epaminondas Berbert de Castro, em Ilhéus, três dos acusados de participar de um esquema de fraude em licitações no município. Os depoimentos foram iniciados pela manhã e prosseguem nesta tarde na 1ª Vara Crime.

Estão sendo ouvidos ex-secretário de Desenvolvimento Social e vereador Jamil Ocké, o empresário Enoch Andrade Silva e Kácio Silva Brandão, que também foi secretário de Desenvolvimento Social de Ilhéus. Eles são suspeitos de participar de uma organização criminosa que, segundo o Ministério Público Estadual (MPE), desviou mais de R$ 20 milhões dos cofres públicos.

Jamil Ocké, Enoch Andrade Silva e Kácio Brandão estão presos desde março, quando o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e a Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) e a Polícia Civil realizaram a Operação Citrus.

Outros acusados de participação no esquema foram detidos durante a operação, mas liberados pela justiça. Eles vão aguardar a conclusão do processo em liberdade. Entre os liberados estão Thayane Santos Lopes, Wellington Andrade Novais, Lucival Bomfim Roque.

O ESQUEMA

De acordo com as investigações do MPE, o grupo cometia o crime desde 2009. Os acusados fraudavam contratos com o Município de Ilhéus para o fornecimento de bens diversos usando as rubricas genéricas de “gêneros alimentícios” e “materiais de expedientes/escritório”.

As empresas suspeitas são a Marileide S. Silva de Ilhéus, Mariangela Santos Silva de Ilhéus EPP, Thayane L. Santos Magazine ME, Andrade Multicompras e Global Compra Fácil Eireli-EPP, todas geridas por Enoch Andrade Silva. Foi constatada ainda a participação do empresário Noeval Santana de Carvalho, que celebrava contratos irregulares com a Prefeitura de Ilhéus para fornecimento de material para a merenda escolar, segundo o MPE.

Uma resposta

  1. Jamil só tem uma saída. Não deve segurar este BO sozinho. A delação é esperada por todos ilheenses. Tá na hora dele se limpar e higienizar a política errônea em que se complicou. Seu pai , no túmulo, vai revirar de alegria , quando o nome dá família for evidenciado. Tome coragem rapaz …

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *