Tempo de leitura: 2 minutos

Encontro com prefeitos do Território Litoral Sul || Foto Manu Dias
Encontro com prefeitos do Território Litoral Sul || Foto Manu Dias
Durante audiência com o governador Rui Costa em Itabuna, prefeitos de 22 municípios do Território litoral Sul se comprometeram em aprovar lei, nas respectivas câmaras municipais, para a criação de um Consórcio Público de Saúde na região. Além disso, foi tratada a formação de um consórcio na área de infraestrutura para cessão de equipamentos e serviços de manutenção e construção de estradas.

Segundo o governador, a partir da aprovação nas Câmaras Municipais de Vereadores, da proposta de criação do consórcio, o próximo passo será a construção de uma policlínica regional de saúde para os serviço de cirurgias eletivas e exames de alta complexidade.

Já na área de infraestrutura, os prefeitos devem se organizar em consórcio já existente, a exemplo dos consórcios Litoral Sul e da Mata Atlântica, para receber equipamentos do Governo do Estado e iniciar a manutenção das estradas estaduais, além da construção e a manutenção de estradas vicinais.

“Os prefeitos já saíram imbuídos de aprovar em suas câmaras a lei autorizando a formar o consórcio de saúde, e também agilizar o consórcio de infraestrutura, onde o Estado da Bahia vai adquirir equipamentos para transferir aos consórcios e começar a fazer a manutenção das estradas estaduais”, disse Rui Costa.

Para o prefeito de Itacaré e presidente da Amurc, Antônio de Anízio, o arranjo definido no encontro deste final de semana vai facilitar a vida de todos os municípios com relação as cirurgias eletivas e os exames de alta complexidade que a região tanto precisa.

Em relação à área de infraestrutura, o gestor, que também preside o Consórcio Litoral Sul, disse estar prestes “a assinar o convênio de aquisição de máquinas, de melhoramento das estradas estaduais pavimentadas e não pavimentadas, contando com o apoio das usinas de asfalto de Itabuna e Ilhéus”.

Além dos prefeitos, participaram do encontro no hotel Tarik Fontes, o deputado estadual Rosemberg Pinto, o deputado federal Davidson Magalhães e os secretários estaduais da Saúde, Fábio Vilas-Boas, de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e de Relações Institucionais, Josias Gomes.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *