Tempo de leitura: 2 minutos

Audiência definiu ações em defesa da Petrobras no Nordeste
Audiência definiu ações em defesa da Petrobras no Nordeste
A audiência pública “O Sistema Petrobrás na Bahia: Desafios e Perspectivas” debateu e reuniu ações que podem inibir o desmonte do Sistema Petrobras na Bahia, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Mais de 300 pessoas participaram das discussões.

Dentre as questões debatidas, as consequências da venda de diversos ativos da empresa estatal, como 50% das Termelétricas Rômulo Almeida e Celso Furtado, e o anúncio da venda dos campos terrestres, da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) e do Terminal de Madre de Deus, que afetarão diretamente mais de vinte municípios no estado.

Autor da proposta de audiência, o deputado Rosemberg Pinto (PT) recepcionou todas as opiniões e definiu como resoluções da audiência criação de três grupos de trabalho: Frente de Governadores do Nordeste em defesa da Petrobras; a Frente dos Deputados Estaduais do Nordeste em defesa da Petrobrás; e a Frente de defesa da Petrobrás com representantes do Executivo, do Legislativo e da sociedade civil com a articulação da CUT-BA e a realização do seminário de energia, petróleo e gás, coordenado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia, dirigido por Jonas Paulo.

“Além desta mobilização institucional, é necessário, para conseguirmos retirar o foco do desmonte da Petrobrás mudar a direção do País. A nossa principal tarefa, além da defesa diária da Petrobrás, é fazer a defesa da democracia e lutar para que possamos ter o mais rápido possível as Diretas Já!”, constatou Rosemberg Pinto.

Composição da Mesa: Rosemberg Pinto – Deputado Estadual (PT), Jaques Wagner – Secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Deyvid Bacelar – Coordenador do Sindipetro Bahia, José Sérgio Gabrielli – Economista, professor titular licenciado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ex-presidente da Petrobrás; Jonas Paulo – Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Cedro Silva – Presidente da CUT Bahia, Geranilson Dantas – Prefeito de Catu, Marco Antônio Amigo – Presidente do CREA Bahia, Marise Carvalho – Docente da FACED/UFBA, Elisangêla Araújo – Diretora executiva da CUT Nacional e Coordenadora de Formação e Educação Profissional da CONTRAFBRASIL/CUT, Júlia Garcia, Representante do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (SENGE-BA), da Marcha Mundial da Mulheres e Consulta Popular, José Maria Rangel – Coordenador da Federação única dos Petroleiros.
Presenças do(a)s Deputado(a)s estaduais: Zé Neto (PT), Luiza Maia (PT), Bira Coroa (PT), Maria del Carmen (PT), Alex Lima (Podemos) e Angelo Almeida (PSB); diversas autoridades políticas, centenas de petroleiros de todas as unidades do Sistema Petrobrás do Brasil e populares.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *